Correio dos Campos

Cenário holandês é representado em nova exposição do Parque Histórico

O intuito do museu é levar o público a viajar para um ambiente típico de uma casa de imigrante
25 de agosto de 2021 às 14:24
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Imagine uma sala de estar de imigrantes, um ambiente montado com a proposta de mexer com o imaginário do público e transportá-lo para a acolhedora casa da oma (vó holandesa), assim é a exposição Gezellig – A Arte do Aconchego. A mostra fica no piso superior da Casa da Memória, primeira ala museal do Parque Histórico de Carambeí, abre para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita.

Cada detalhe da exposição foi pensado cuidadosamente, as peças do acervo selecionadas de modo que construíssem um cenário da casa de um imigrante, conta Felipe Pedroso que é historiador e coordenador cultural do Parque Histórico. “Trata-se da reprodução de um ambiente residencial de imigrantes holandeses, com características muito singulares, tons terrosos, pratos pendurados na parede, arte manual, tapete sobre a mesa e etc. Ela nos mostra a importância que a estética teve e tem na afirmação da identidade holandesa. A arte decorativa está intimamente relacionada com a questão de pertencimento”.

A escolha do tema da exposição foi pensada pelo historiador com o intuito de trazer a presença holandesa no título e com uma palavra de grande representatividade para a cultura e que não possui uma versão no português, apenas uma interpretação aproximada. “Gezellig é uma expressão da língua neerlandesa que não possui tradução literal em outro idioma, o mais próximo que se consegue chegar de uma visualização desse termo seria algo como aconchegante. Acontece algo parecido em língua portuguesa com a expressão saudade, não há equivalente em outras línguas”, explica.

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso é R$20,00. Professores, estudantes, doadores de sangue regulares e profissionais da área de saúde com documento comprobatório, pessoas com deficiência e grupos de terceira idade pagam meia entrada (R$10,00). São isentos da taxa os moradores de Carambeí cadastrados, funcionários da Prefeitura Municipal de Carambeí cadastrados, crianças até 6 anos, acompanhante necessário de pessoa com deficiência e pessoas acima de 60 anos. Grupos são agendados com antecedência pelo e-mail [email protected].