Correio dos Campos

Vendas de imóveis pela internet se popularizam durante a pandemia

Líder no mercado brasileiro, a MRV fechou mais de 64% de suas vendas de forma digital no primeiro ano das medidas de distanciamento social
28 de abril de 2021 às 17:47
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Completando um ano de alcance nacional, a plataforma digital de vendas da MRV indica que a aquisição de imóveis está mesmo se consolidando em ambiente virtual. Das mais de 53 mil unidades habitacionais vendidas em 2020, mais de 64% foram inteiramente provenientes dos canais virtuais. Isso representa um aumento de 54% em relação a 2019, quando 22 mil unidades foram vendidas usando apenas os canais digitais da companhia.

Esses números são resultados de trabalho de anos em que a plataforma de soluções habitacionais tem investido tempo e dinheiro (R$ 500 milhões nos últimos anos) para o desenvolvimento de soluções para facilitar, não só processos internos, mas, principalmente, a interação com o seu consumidor. Além do uso do WhatsApp, inteligência artificial e chatbot, a empresa lançou em janeiro do ano passado a plataforma de vendas online, que possibilita que o cliente realize todo o processo de compra de um imóvel sem sair de casa.

“As nossas ferramentas digitais já eram uma realidade, mas o uso se intensificou muito devido a pandemia em que vivemos”, fala Thiago Ely, diretor executivo comercial da MRV. Tanto que em 2020 a companhia superou a marca de 19 milhões de mensagens trocadas entre a MIA, atendente virtual da empresa, e potenciais clientes. Das vendas realizadas no ano passado pelos canais digitais, o chatbot teve participação em 74%.

“Os bots foram protagonistas na pandemia. Um alto percentual de compreensão e um fluxo bem elaborado e humanizado possibilitou o atendimento sem filas de espera, com agilidade, eficiência e clareza na comunicação. É o contato no momento ideal para o prospect, 24 horas por dia e 7 dias por semana, sempre direcionando o atendimento para o corretor com segurança e assertividade”, aponta Ely.

Não só no primeiro contato os bots são utilizados pelos clientes na MRV. A qualquer hora do dia, eles podem realizar autosserviços, como emitir segunda via de boleto, renegociação, informações sobre evolução de obra, assistência técnica, entre outros.

“Sempre incentivamos os nossos clientes a usarem os nossos canais de atendimento digitais. Mais de 3,5 milhões de interações foram realizadas com a ajuda da MIA nesse período e tem contribuído com a produtividade dos atendimentos, sem falar na transformação da experiência dos nossos clientes em toda a jornada deles com a MRV. Mais de 600 mil atendimentos desse tipo foram realizados de janeiro a dezembro de 2020”.