Correio dos Campos

Meu cãozinho come deitado isso é normal?

26 de abril de 2021 às 18:00
(Foto: Reprodução)

Vou te contar uma historinha de um pacientinho.

Em uma consulta preventiva a domicilio, eu conheci um cachorrinho de porte médio, que foi adotado, (tirado das ruas), ele é todo de pelagem branca e por isso o nome dele foi dado de BRANQUINHO (muito sugestivo).

Nossa consulta naquele dia ultrapassou, fiquei quase duas horas e meia na casa deles, conversamos sobre muitos detalhes de prevenção, atualizamos as vacinas e anti-pulgas, quando eu já estava quase indo embora, começamos a falar sobre a alimentação. Eu contava sobre os benefícios que a ração Super Premuim traz, nisso a tutora olhou no relógio e disse – Nossa Dr estava esquecendo, já está na hora do Branquinho comer, e buscou a tapoer com a ração, pegou a quantidade habitual dele comer e despejou no seu potinho de ração dele, o Branquinho levantou e veio correndo comer.

Porém, um detalhe me chamou bastante atenção: o Branquinho deitou para comer, e a tutora foi à loucura, porque ela achava coisa mais linda ele deitar para se alimentar, pois achava que ele tinha preguiça de comer em pé!

E foi uma oportunidade de ouro porque pude mais uma vez destacar a veterinária preventiva!

Então segue a dica de hoje: Sempre coloque a comida do seu pet em potinhos elevados.

Sempre eleve a altura dos potinhos de ração e água do seu pet, isso ajuda muito a dar maior conforto na hora da alimentação, é uma posição melhor, mais confortável e facilita a preenção (pegar o alimento) e a deglutição da ração.

No caso do Branquinho um animal que veio das ruas provavelmente tem alguma lesão na coluna, e nos animais idosos também isso acontece muito, então para evitar de sentir dores eles deitam para não abaixar o pescoço e evitar as dores cervicais e\ou na coluna.

Quando eu contei isso à tutora ficou perplexa, pois ela achava bonitinho. Eu acalmei-a e disse que muitas pessoas também acham isso, ficando mais claro ainda, a importância da VETERINÁRIA PREVENTIVA.

Alguns dias depois recebi um vídeo do branquinho todo faceiro com os potinhos elevados. A tutora relatou que ele come melhor, está se alimentando mais, não está deixando restos nos potes e tomando mais água durante o dia.

Uma simples ação de prevenção melhorou muito a vida do Branquinho.

E você sabia da importância de elevar os potinhos de ração e de água? Não? Então faz isso para seu cãozinho ou gatinho, e depois me conta como foi.

E me ajude a levar essa informação para outros tutores, curta e compartilhe essa postagem.

Quem ama Cuida, Quem Ama PREVINE
Médico Veterinário Leonardo Ratim
CRMV-PR 14802