Correio dos Campos

Como os suplementos alimentares podem aumentar a imunidade?

* Por Amanda Guimarães é nutricionista, franqueada da Dr. Shape em Campo Grande e Dourados (MS)
24 de abril de 2021 às 16:00
(Foto: Divulgação)

Nunca se falou tanto sobre imunidade, a defesa do nosso organismo. O corpo humano reage automaticamente, todos os dias, aos ataques de micro-organismos, como vírus e bactérias, por meio do sistema imunológico. Essa barreira de milhões de células, de composições diferentes, tem também funções diversas, sendo a principal delas manter o organismo sadio, livre de infecções.

A melhor forma de fortalecer o sistema imune e deixá-lo pronto para combater os micro-organismos que invadem o corpo é por meio de uma alimentação balanceada e bons hábitos de saúde. O que ocorre é que é praticamente impossível alcançar, apenas pela alimentação, os níveis adequados dos nutrientes adequados para essa função. Isso porque, atualmente, poucas pessoas consomem o nível adequado de vegetais frescos (frutas, verduras de folhas e legumes), leguminosas (grãos integrais), carnes frescas, cereais integrais, leite, ovos e existe um aumento expressivo do consumo de alimentos ultraprocessados, que não contribuem para aporte nutricional, como embutidos, doces, refrigerantes, fast foods e outros itens pouco saudáveis. Então, podemos recorrer ao uso da suplementação alimentar.

Os suplementos alimentares são preparações indicadas para suplementar a dieta, fornecendo nutrientes como fibras, minerais, vitaminas, ácidos graxos, aminoácidos e outros nutrientes que faltam ao organismo. Eles não substituem os alimentos, mas os complementam, e devem ser indicados por nutricionistas ou médicos, devendo ser consumidos em doses adequadas para cada situação.

A correta suplementação se dá em cada fase da vida. Crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos, pacientes em convalescença de diversos tipos de doenças, todas as pessoas podem receber suplementação alimentar, desde que bem indicada e adequada ao seu momento de vida.

Voltando à imunidade, existem alguns suplementos que desempenham papel importante no sistema imune, reforçando as defesas do corpo. Conheça os suplementos que reforçam o sistema imunológico:

Vitamina D – A Vitamina D é um pró-hormônio que, associado ao PTH (paratormônio), atua como regulador do metabolismo ósseo. Isso significa que, para o cálcio fixar-se nos ossos, é preciso existir Vitamina D no organismo. Essa é a principal função deste elemento. Porém, estudos recentes demonstraram que a Vitamina D é importante também em outras áreas, atuando na melhora de nossas funções musculares e cardíacas. Segundo a Fiocruz, estudos recentes mostraram que a Vitamina D atua também no sistema imunológico, sendo que sua deficiência está ligada a doenças autoimunes, como diabetes mellitus insulinodependente, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus, encefalite autoimune e artrite reumatoide. Na pandemia, a adoção dessa suplementação se fez em larga escala, porque, aparentemente, a baixa do nutriente pode complicar o estado do paciente em doenças respiratórias, como a Covid-19. A síntese da Vitamina D se dá pela exposição da pele ao sol, diariamente, sem protetor solar. Como essa situação é cada vez mais rara, mesmo no Brasil, a suplementação se faz necessária, visto que a hipovitaminose D é uma realidade em todo o País: o brasileiro, de forma geral, carece do nutriente.

Glutamina – É o aminoácido que nosso corpo produz, mas que se trona necessário suplementação. Faz parte da produção de proteínas que nutrem e reparam tecidos. Além disso, serve como fonte energética para as células do sistema imune, presentes no intestino, se multiplicarem. Tem um papel importantíssimo na manutenção e equilíbrio das funções intestinais e absorção de nutrientes, tanto de fonte alimentar quanto de suplementações.

Zinco – O zinco é um mineral fundamental para a saúde, já que está presente em mais de 300 enzimas e faz parte do controle do funcionamento normal do nosso sistema imune. Responsável pelo controle das inflamações do organismo e multiplicação de células de defesa, esse nutriente não pode faltar em nenhum momento da vida, sendo comum sua deficiência em crianças e idosos. Tem absorção mais efetiva na presença de vitamina C, que também auxiliam no aumento das células de defesa do nosso corpo.

A suplementação alimentar é uma necessidade, diante da vida moderna. Hábitos como excesso de trabalho, alimentação inadequada, falta de atividade física, sono inadequado e sedentarismo nos deixam distantes de um corpo bem nutrido e equilibrado. Para saber quais são as quantidades ideais para seu consumo, procure um médico ou nutricionista.