Correio dos Campos

Sebrae/PR e Abrasel orientam restaurantes e bares sobre a conduta segura das atividades

Workshop realizado especialmente para empresários da região dos Campos Gerais segue o Manual de Conduta Segura para Serviços de Bares e Restaurantes na Prevenção da Covid-19
14 de abril de 2021 às 17:45
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Com intuito de apoiar um dos setores que mais sofrem os impactos com a pandemia, o Sebrae/PR reuniu empresários do setor para auxiliá-los na retomada segura e sustentável das atividades. A ação aconteceu nesta terça-feira (13) e contou com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Campos Gerais.

A série de orientações a serem seguidas está no Manual de Conduta Segura para Serviços de Bares e Restaurantes na Prevenção da Covid-19, produzido pelo Sebrae/PR, Paraná Turismo, Secretaria de Estado da Saúde, Fecomércio PR e Abrasel.

“Essa ação tem como objetivo colaborar com os estabelecimentos para implantação de procedimentos que previnem a Covid-19 e que tem já atuam com a premissa fundamental em assegurar as práticas de segurança alimentar adotadas e exigidas pelos órgãos de controle”, reforça a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji

A empresária Juliana Auer Euzébio, de Ponta Grossa, participou do workshop e conta que foi possível assimilar diversas informações. “Foi uma apresentação dinâmica e que nos despertou a necessidade de discutir alguns pontos com a equipe, que também participou da iniciativa”, diz.

Segundo ela, o envolvimento dos colaborares foi fundamental desde o início da pandemia para adaptar a atividade. Na churrascaria, que fica em um shopping da cidade, foi implantado o sistema de delivery com o intuito de manter o faturamento da empresa.

“O início da pandemia foi um período bem difícil em função dos decretos. Nosso fluxo de clientes, a maioria de idosos e famílias, não podiam mais consumir no local. O delivery foi a alternativa para contornar a crise”, relata. Na segunda onda da pandemia, ela afirma que a equipe já está adaptada com o sistema de entrega e houve a necessidade de conceder férias para alguns funcionários.

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos, o empresário Lucas Klas aprovou a iniciativa. “Colocamos em pauta alguns pontos para discutir com a equipe. Mas, desde o início da pandemia tivemos a preocupação de passar segurança para nossos clientes”, pontua.

Segundo Lucas, a alternativa para contornar a crise foi apostar em novos pratos. “Somos um bar voltado para a gastronomia. Nosso ponto forte é o salão. Com o vírus, muitos clientes ficaram com receio de sair de casa. Tivemos que criar novos pratos para chamar a atenção do nosso público”, relata.

Para o presidente regional da Abrasel Campos Gerais, Urubatan Alves Sena, a iniciativa de capacitar os empresários do setor, associados ou não da Abrasel, é fundamental para quebrar o paradigma de que os estabelecimentos são fontes de proliferação do vírus. “A capacitação é importante para mostrarmos que estamos seguros para recebermos nossos clientes”, aponta.

O Manual pode ser baixado gratuitamente. O empresário interessado no processo de implantação, nessas consultorias, pode entrar em contato com o Sebrae, no telefone 0800 570 0800. A empresa que cumprir todo esse processo pode receber um certificado digital, conferido pelo Sebrae/PR, reconhecendo que a empresa adota condutas seguras na prevenção da Covid-19.