Correio dos Campos

Nova maltaria: Carambeí oferece incentivo para instalação de indústria

13 de abril de 2021 às 18:24
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Carambeí poderá ser o destino do investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão destinado pelas Cooperativas Agrária (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagrícola (Ponta Grossa) e Frísia (Carambeí) para a construção de uma maltaria nos Campos Gerais.

O local para instalação da indústria ainda está em avaliação, mas a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB) se reuniu com representantes da diretoria da Frísia Agroindustrial, uma das idealizadoras do novo empreendimento para demonstrar interesse e apresentar o projeto de infraestrutura da região onde está sendo sondada para a instalação da nova indústria.

“Os investidores estão à procura de uma área com boa logística, às margens da rodovia PR-151 e nós apresentamos o projeto de retomada de uma obra com pavimentação asfáltica que atende a essas necessidades. Estamos confiantes, queremos oferecer todo o aporte estrutural para a instalação dessa nova indústria para o município”, frisou Elisangela.

A prefeita destaca que o município não está medindo esforços para garantir a vinda da empresa. “Nos colocamos à disposição da Frísia para debatermos quaisquer outras necessidades que os investidores tenham para viabilizar a construção, bem como qualquer outro incentivo que esteja dentro de nossas possibilidades”, disse.

A fábrica deverá produzir 240 mil toneladas de malte anualmente, volume que hoje corresponde a 15% do mercado nacional. O empreendimento deve gerar mais de 1.000 empregos diretos e indiretos.

Com as ampliações das fábricas e da produção das cervejarias Ambev e Heineken, o mercado local para comercialização de malte tornou-se fortemente atrativo. Os Campos Gerais já têm uma produção de cevada importante, cultura que há alguns anos é incentivada pelas cooperativas que, agora, estão envolvidas na instalação da maltaria.