Correio dos Campos

Quando devo vacinar meu pet?

29 de março de 2021 às 19:30
(Foto: Reprodução)

Olá querido tutor preventivo, hoje quero falar com você sobre vacinação do seu pet!

E já começo te falando que vacina não é só uma prevenção, na verdade é uma obrigação de quem tem um animalzinho!

Elas são essenciais para o desenvolvimento da saúde e da imunidade do seu pet, seja ele um cãozinho ou um gatinho.

Quando devo levar no veterinário para aplicar a vacina?

Normalmente deve-se fazer com 43 a 45 dias de vida, pois em torno dessa idade ele começa a desenvolver o seu sistema imunológico, e também é o momento de desmamar da mamãe.

Mas atenção, sempre leve no veterinário seu filhote para ser vacinado, pois o é o único que tem as vacinas éticas (as famosas vacinas importadas) que realmente funciona e protege seu amiguinho! Além disso, durante a consulta pode explicar varias coisas importantes sobre a vacina e sobre seu cãozinho!

As vacinas tem a função de não deixar seu pet ficar doente, quando o corpinho reconhece a vacina ele produz armas contra as aquelas doenças (essas armas são os anticorpos). Por isso é fundamental fazer as vacinas certinhas, nas datas corretas e só depois do protocolo todo concluído, você poderá levar seu animalzinho passear no parque, no banho e tosa ou até mesmo brincar com outros pets.

Normalmente os protocolos (que podem variar dependendo do veterinário e de onde você mora), são 3 a 4 doses da vacina déctopla a famosa V10, que protege contra 10 doenças diferentes. Depois uma vacina de raiva, vacina de gripe canina e giárdia, que são feitas com intervalos de tempo específicos.

Já para os gatinhos existem vários tipos de vacina podendo ser a V3, V4 e V5, que são aplicadas de duas a três vezes e por último a vacina de raiva.

Atenção ainda, depois que terminar o protocolo do seu filhote ele deve ser vacinado 1 vez ao ano, no reforço para sempre manter os anticorpos circulando no corpinho dele.

Gostou dessa dica? Então marca um amigo que precisa saber disso, curta e compartilha essa publicação, vamos ajudar muitos pets…

Quem ama Cuida, Quem Ama PREVINE
Medicina Veterinária Preventiva
Médico Veterinário Leonardo Ratim
CRMV-PR 14802