Correio dos Campos

Abertura da Semana Internacional de Agricultura Tropical tem a presença da Deputada Aline Sleutjes

24 de março de 2021 às 12:12
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Deputada Federal pelo Paraná Aline Sleutjes participou nesta segunda-feira, 22, da abertura da Semana Internacional de Agricultura Tropical intitulada “AgriTop: Um tributo a Alysson Paolinelli”. O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)

O evento acontecerá até a próxima sexta (26) e irá reunir subsídios técnicos para a Cúpula Mundial de Sistemas Alimentares das Nações Unidas. Além disso, o ex-ministro Alysson Paolinelli, indicado para o Nobel da Paz 2021, mentor da experiência brasileira em agricultura tropical, será homenageado.

O encontro, além de divulgar a agricultura tropical, tem a oportunidade de congregar líderes, cientistas, ambientalistas e empreendedores de vários países para trocar experiências e espaços para fortalecer e compartilhar práticas sustentáveis de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que apoiam o modelo para outros países do cinturão tropical das Américas.

A ideia é promover parcerias que visem a identificar oportunidades de crescimento econômico e social com sustentabilidade ambiental e bem-estar para as populações.

“Agradeço as palavras e o carinho do presidente da Embrapa Sr. Celso Moretti e me coloco a disposição como a deputada do agro e presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para avançarmos juntos nas pautas importantes para destravarmos projetos importantes e colocar o nosso país na rota do desenvolvimento econômico”, afirmou a Deputada Aline Sleutjes.

O painel de abertura contou com o seguinte tema: A trajetória de desenvolvimento da Agricultura Tropical brasileira: Uma rota para a sustentabilidade. A ilustre ministra Tereza Cristina, titular da pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, marcou presença na abertura com um vídeo afirmando que a contribuição da agricultura tropical para a sustentabilidade é importante.

“O Brasil tem feito a sua parte, graças ao nosso modelo de agricultura tropical focado em inovação, nosso país é um dos poucos do mundo capazes de atender ao desafio global de ampliar a oferta de alimentos em consonância com a conservação dos recursos naturais”, disse a ministra Tereza.

Além da ministra, participaram da abertura: Manuel Otero, diretor-geral do IICA; Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura do Brasil e homenageado do evento; Roberto Rodrigues, coordenador de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e também ex-ministro da Agricultura do Brasil e Celso Moretti, presidente da Embrapa.