Correio dos Campos

Nem tudo está perdido, existe oportunidade nos problemas

*Por Gilmar Denck - Empresário com 30 anos de experiência em associativismo e Gerente Institucional da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Formado em Filosofia e Administração
18 de março de 2021 às 18:26
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Terminando um ano dramático e começando outro que até agora parece ser pior (em vários sentidos pois continuamos carregados de incertezas) e tentando imaginar como podemos planejar um futuro sem incorrer o risco de sermos otimistas delirantes, mas muito mais que isso, podemos sim, ser idealistas sonhadores.

Acreditamos que podemos pensar em um plano de recuperação que abrace a nossa missão de produzir riquezas, gerar empregos, gerar tributos e gerar bem estar para a comunidade de Ponta Grossa. Atuando forte e firme nos pilares de reconstrução de nossas empresas, trazendo a ela mais faturamento, redução de custos, formação para nossos funcionários, informação para nosso negócio, interação para que possamos nos desenvolver, melhorar nossa representatividade nas entidades que possuímos para assim influenciar o poder público e toda cadeia econômica, buscando juntos a inovação de nossos negócios.

Para que isto não passe de um sonho ou devaneio existe duas condições: que as entidades sejam entidades. Entendam seu papel de congregação de empresários; que os empresários sejam empresários.

Para tanto, nós empresários precisamos evoluir do ponto de vista associativo, e entender como isto afeta o ambiente de negócios e a nossa empresa:

1 – O concorrente não existe para te agradar ou para te desagradar. O concorrente existe para ensinar e aprender junto com você, e juntos construir um setor da economia;

2 – Ninguém é culpado pelo que estás passando. A maioria dos fatos são gerados por nós mesmos, por ações ou por omissões. É você que opta por participar ou não da condução das leis de tua cidade que tens neste exato momento;

3 – A arte de viver sem expectativas, e sim com perspectiva que advém de planejamento organizado é a chave para não se frustrar;

4 – Não espere aprovação ou provocação do outro. Procure você, existem meios no associativismo. Só assim poderás desfrutar da ousadia e da confiança natural que deve abastecer a tua essência empresarial;

5 – Você não pode ter controle de nada sozinho, mas juntos tem muito poder, use. Abra mão do controle individual de tudo, aprenda e exercite democracia, só assim terá domínio sobre seu negócio e sobre a tua vida. Controle é um reflexo do medo, já o domínio é um reflexo do teu entendimento de cidadania. Isto só é possível quando você exercita democracia, conviver congregado. Democracia é um dos músculos do tecido social. Se você não exercita ele atrofia e quando precisar não poderá contar. Exercite.

6 – Não se deixe levar pela falsa propaganda do sucesso a qualquer preço, às vezes apenas estando no espaço apertado do pensamento que os outros têm de você. Isso não vai dar certo. Você tem uma missão: gerar riquezas, se apegue e entenda isto.

7 – Não acredite em tudo que dizem sobre negócios. Por mais romântico e poético que possa ser, no fim o que importa são as atitudes e não as palavras. O resultado é que ficará para a história. Aprenda a produzir resultados com seus concorrentes.

8 – Deixe o orgulho e pare de acreditar que tudo vai ser como você quer, deseja ou precisa. Não está mais na casa da tua mãe que lhe servia em tudo. O mundo existe com suas regras, o mercado existe com suas regras. Aprenda estas regras junto com teus concorrentes.

9 – Tudo na vida é passageiro. A pandemia vai passar, mas as tuas ações dirão o que você será em breve.

10 – Você será responsabilizado por tudo que está acontecendo na tua vida, na tua cidade e principalmente no teu setor. O que você sabe e pensa irá afetar a realidade da tua cidade e vai influenciar a vida de milhares de pessoas, quer queiras ou não, portanto, se quer mudar a tua realidade, muda teus pensamentos e vá aprender com teu concorrente.

11 – Orgulho, ego e carência emocional não é desejo de receber, e sim, parte do teu íntimo de uma necessidade de se dar. Isto só acontece quando entende solidariedade, e só acontece quando está com seus concorrentes. Projetá-las em alguém, em um político ou em algum líder é o mesmo que pedir para que alguém vá almoçar para matar a tua fome. Não se iluda. Só você faz teu caminho, mas em congregação.

12 – Aprenda a viver com simplicidade e com mais realidade, ninguém precisa falar bonito para expor suas ideias, apenas precisamos falar o que pensamos. Respeitar o que os outros pensam e juntos criar pensamentos de grupos. Só assim poderemos entender quem somos, a verdade aparece quando convivemos, experimente. Sorria e não leve tudo tão a sério, mas leve a sério tua missão, será cobrado por ela. Afinal de contas, a essência da vida é se descobrir e realizar, isto é uma forma de desfrutar dessa aventura chamada evolução.

Te espero.