Correio dos Campos

Testes genéticos chegam à Panvel

Novidade é fruto de parceria entre rede gaúcha e startup hygia bank
9 de março de 2021 às 10:44
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – Conforme estimativa da Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% das mortes em todo planeta são provocadas por doenças crônicas não transmissíveis, como cardiopatias, diabetes e câncer. Atenta a este cenário, a Panvel Farmácias firmou parceria com a startup hygia bank para oferecer o serviço de testagem genética mais completo do país. A novidade avalia até 94 variantes genéticas que apontam predisposições para diferentes problemas clínicos, gerando um relatório completo que o cliente poderá utilizar junto ao seu profissional de saúde e, assim, organizar um planejamento de prevenção e hábitos saudáveis.

O serviço estreia ainda este mês dentro do portfólio Panvel Clinic, plataforma de saúde da rede. Inicialmente, serão oferecidas três variedades do teste, buscando atender a finalidades específicas. Uma das opções é o Treino, que aponta dados como capacidade aeróbica, construção de massa muscular e propensão à lesão. Com essas informações, é possível elaborar um plano de treino personalizado de acordo com o mapa genético do indivíduo para, assim, obter melhores resultados físicos. Outra modalidade do teste é o Nutri, voltado à análise de pontos ligados ao metabolismo, incluindo resistência à perda de peso, intolerância à lactose e/ou ao glúten, dificuldade no controle de apetite e impacto de substâncias como cafeína, sal e gorduras. Já a opção Bem Estar registra a necessidade de ferro e vitaminas, sensibilidade ao sódio e capacidade antioxidante do organismo contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento de células, entre outros problemas. Esta variedade do teste auxilia a escolha da suplementação ideal conforme a demanda da pessoa.

Com 99% de precisão, os testes destacam-se também pela praticidade, pois necessita apenas de uma simples coleta de saliva. O cliente Panvel pode adquirir o serviço com desconto em qualquer canal da rede, incluindo o site www.panvel.com, e irá receber um kit no local de sua escolha. Neste kit, haverá um formulário de preenchimento e um envelope para despachar a coleta via Correios. Inicialmente, o conteúdo passará por análise no moderno laboratório português HeartGenetics e, na sequência, os resultados serão organizados por uma equipe médica especializada no Brasil, gerando um laudo completo para baixar via internet. O prazo desta entrega é previsto em até 40 dias.

Recomenda-se que os relatórios dos testes genéticos sejam apresentados a profissionais como médicos, nutricionistas, educadores físicos, entre outros, contribuindo para um atendimento ainda mais personalizado do paciente. “Esta leitura precisa do indivíduo contribui para uma tomada de decisão com maior assertividade, considerando suas características genéticas. É algo que auxilia, por exemplo, no planejamento de uma dieta voltada à qualidade do sono ou de atividades físicas focadas na perda de peso localizado”, observa a médica endocrinologista e consultora técnica do serviço da hygia bank, Dra. Vânia Assaly. Outra grande vantagem, conforme explica a especialista, é o fato dos testes possuírem validade vitalícia, pois os genes avaliados não apresentam variações importantes ao longo da vida. “Desta forma, os relatórios podem ser utilizados durante anos na rotina de avaliações e consultas médicas do paciente”.

Com a oferta dos testes genéticos, a Panvel reforça seu compromisso na promoção da saúde e bem-estar. “Buscamos esta parceria com a hygia bank a fim de disponibilizar um serviço de qualidade, visando especialmente a prevenção de doenças tão presentes em nossa população. Trata-se de uma moderna ferramenta que pode favorecer a relação do paciente e seu profissional de referência na busca de hábitos mais saudáveis”, destaca o Diretor Executivo de Operações do Grupo Dimed, Roberto Coimbra.

A Panvel recomenda a busca de orientação médica antes de adquirir os testes. Além de descontos, clientes Panvel também podem parcelar o valor do serviço. A novidade já está à disposição para compras em todo o país via site, App Panvel e Alo Panvel, bem como nas mais 470 lojas físicas da rede na Região Sul e São Paulo.