Correio dos Campos

Transporte Escolar foi tema na Câmara Municipal de Carambeí

24 de fevereiro de 2021 às 17:42
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Carambeí realizou uma reunião com todos os vereadores no salão plenário da Câmara Municipal para falar sobre o funcionamento do Transporte Escolar e o papel do Comitê de Transporte Escolar, que funciona em conjunto com o Governo do Estado e o NRE – Núcleo Regional de Educação. Em Carambeí, a professora Elma do Rocio Bachmann Macedo é a presidente do Comitê do Transporte Escolar que está funcionando recebendo pedidos de informação e denúncias também. Em Carambeí são atendidos com o transporte escolar 2075 alunos em 27 linhas e 71 rotas.

A Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa Luciana Aquiles Sleutjes fez uma visita para a prefeita de Carambeí Elisangela Pedroso e a Secretária Municipal de Educação e Cultura Kátia Harms e nessa reunião sobre o transporte escolar ficou definido entre a Prefeitura e o NRE que algumas linhas, com poucos alunos das escolas do Estado não serão usadas pois os alunos, em numero muito reduzido, ainda devem permanecer no sistema remoto, por enquanto, devido a pandemia.

A técnica da Secretaria que é a responsável pelo Transporte Escolar na cidade Andréa Brandt fez as explanações e esclareceu as dúvidas dos vereadores. A maior dúvida levantada foi sobre o sistema de georreferenciamento, que consiste em encaminhar os alunos da rede pública à escola mais próxima de sua residência. Esse mapeamento de escolas e residências é realizado através da conta de energia elétrica, sendo que os postes de luz são georreferenciados. Com o sistema, segundo Andréa é possível identificar alunos e escolas, localizar residências e vagas escolares e relacionar moradias e critérios de proximidade para garantir as vagas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina que os estados e os municípios devem oferecer o transporte escolar de forma gratuita aos alunos da rede pública de ensino. Andréa explicou aos vereadores que através de leis e regras específicas, o transporte escolar funciona atendendo alunos dos 4 aos 17 anos.