Correio dos Campos

AMCG oficia Estado para resolução de problemas devido à pandemia

24 de fevereiro de 2021 às 15:10
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A saúde e o bem-estar da população regional. Com este objetivo que a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) protocolou nesta terça-feira dois ofícios junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os dois referentes a situações causadas pela pandemia. “Nós prefeitos estamos sofrendo com os efeitos da pandemia. Estamos solicitando apoio para que a situação de nossos munícipes seja amenizada nesse período”, explica o presidente da Associação e prefeito de Castro, Moacyr Fadel. Ele esteve reunido com o secretário Beto Preto para expor os temas no final da tarde de terça-feira.

O primeiro ofício solicita a interferência do Estado quanto à comunicação dos Hospitais que estão atuando como referência contra a covid-19, sejam eles públicos ou privados, junto aos familiares de pacientes internados com o vírus. Já o segundo, pede o reativamento do serviço ambulatorial para transporte de pacientes com, ou sob suspeita de, covid-19. “Este serviço foi cancelado pelo Estado no mês de janeiro, o que está sobrecarregando o nosso SAMU Regional”, esclarece Fadel.

A questão da comunicação entre familiares e instituições de saúde vem sendo debatida entre os prefeitos da AMCG. “Em alguns Hospitais, os familiares, mesmo sendo moradores de outros municípios, devem se deslocar para saber sobre a evolução dos casos”, esclarece o prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto. “E nestes dias, a comunicação feita ainda não passa de minutos”, dispara.

Prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso também havia se manifestado a respeito do tema, oficiando a direção de alguns Hospitais do Estado. “Munícipes estavam reclamado dos gastos, além da pouca comunicação para saber sobre o estado de saúde de seus familiares”, conta, afirmando que não obteve retorno quanto a sua solicitação.

Para tentar sanar o problema, a Assembleia de prefeitos da AMCG, bem como seus gestores de Saúde, solicitaram, por meio de ofício, a padronização dos contatos de familiares de pacientes com Covid-19. Incluindo mensagens diárias via whatsapp, sempre em um mesmo horário (salvo em casos de agravamento dos quadros); chamadas de vídeos entre familiares e pacientes em horário acordado, ao menos uma vez durante a semana, quando o quadro do paciente permitir a comunicação; além da exigência não obrigatória dos familiares no local.

Ambulâncias

O último final de semana foi decisivo para o pedido do retorno dos serviços do Estado quanto ao transporte de pacientes com covid-19. “Recebemos muitas reclamações”, contou o prefeito de Castro. As ambulâncias que prestavam o serviço por meio do Estado foram retiradas devido ao término do contrato com a empresa prestadora do serviço. “Assim acumulou a demanda dos municípios”, completou Fadel, destacando que o Estado deve buscar solução emergencial para resolver a questão.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CIMSAMU) também oficiou o Estado por meio da 3ª Regional de Saúde. “Estamos no aguardo de um retorno”, apontou o diretor Jaime Menegoto.

Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto afirmou que o Governo tem ciência dos problemas apontados pela AMCG. “Sabemos das dificuldades. Estamos buscando soluções”, disse ao presidente da AMCG durante reunião.

Ainda no encontro, o secretário falou sobre o período crítico que o estado do Paraná está passando, com o aumento dos casos de covid-19 e a falta de leitos de UTI’s. Por esse motivo, Beto Preto adiantou que serão tomadas providências mais enérgicas, em conjunto com os Governos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, que também passam por dificuldades.