Correio dos Campos

Resolução da Sesa determina volta às aulas escalonadas apenas para a rede pública, no Paraná

Secretaria de Saúde retirou a obrigatoriedade do retorno por faixa etária da rede privada, já que alguns colégios já iniciaram o ano letivo. Documento foi publicado na noite desta segunda-feira (8).
9 de fevereiro de 2021 às 15:06
Paraná se prepara para o retorno das aulas presenciais, em 18 de fevereiro. (Foto: Divulgação/Seed-PR)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou uma nova resolução determinando que a volta às aulas seguirá escalonamento por faixa etária apenas na rede pública de ensino.

O documento, assinado pelo secretário da Saúde Beto Preto, foi divulgado na noite desta segunda-feira (8).

As aulas presenciais foram suspensas no dia 20 de março de 2020, por tempo indeterminado, por causa da pandemia do novo coronavírus.

O retorno das aulas na rede pública de ensino está previsto para acontecer no dia 18 de fevereiro, seguindo o modelo híbrido, com revezamento dos alunos entre atividades presenciais e em casa.

No dia 4 de fevereiro, a Sesa publicou uma resolução estabelecendo o modelo para retorno das aulas em todo o estado, incluindo a volta por faixa etária, começando pelas turmas com crianças até 10 anos.

Apesar disso, dois dias depois, a secretaria esclareceu que o retorno escalonado funcionaria somente nas escolas estaduais e municipais.

O governo do estado argumentou que a rede privada não precisará seguir a medida, já que muitas instituições particulares já retomaram as atividades presenciais em todos os níveis de ensino.

A mudança na resolução não altera o fato de que as escolas particulares tenham que seguir as regras sanitárias para evitar o contágio do novo coronavírus.

Novas regras

O escalonamento da volta às aulas por faixa etária deve funcionar da seguinte forma:

  • Primeira semana: Educação Infantil e Fundamental I;
  • Segunda semana: Fundamental II;
  • Terceira semana: Ensino Médio e Ensino Profissionalizante.

Conforme a resolução, as instituições de ensino que ofertem estas modalidades em turnos distintos poderão antecipar o retorno.

Já as instituições de ensino que não ofertem alguma destas modalidades poderão antecipar o retorno das outras modalidades seguintes.

Além disso, a secretaria proibiu a realização de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico, incluindo esportes coletivos e modalidades de luta.

Casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 podem levar ao cancelamento parcial ou total das aulas em uma escola. A Sesa informou que irá considerar surto três diagnósticos da doença dentro de um mesmo colégio.

Segundo a Sesa, a higienização e a desinfecção de áreas internas e externas das escolas devem ser intensificadas.

A ocupação máxima de cada sala deverá ser calculada de acordo com o espaço, respeitando distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os estudantes.

Os colégios deverão seguir cuidados de higiene, com disponibilidade de álcool gel e obrigatoriedade do uso de máscaras.

Fonte: G1