Correio dos Campos

Famílias buscam viagens com roteiros curtos e perto da natureza

4 de fevereiro de 2021 às 17:53
Parque atrai visitantes pelo turismo de natureza e de aventura. (Foto: Albori Ribeiro)

COM ASSESSORIAS – O turismo de natureza e aventura está entre os tipos de viagem mais procurados pelos brasileiros para os próximos meses. Segundo um levantamento da plataforma Booking.com, 55% dos brasileiros entrevistados disseram preferir por “viagens perto de casa”. Passeios curtos, principalmente em finais de semana, para destinos que ofereçam atividades de lazer em ambientes abertos e próximos às paisagens naturais, são outras tendências para a temporada de verão que se aproxima.

A expectativa é ilustrada em uma pesquisa do Sistema Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), com base em um levantamento elaborado pelo Laboratório de Inteligência de Mercado em Viagens (TRLV Lab).  Os dados apontam que as  palavras-chaves que lideram as opções de destinos são: cachoeiras, trilhas, montanha, natureza e cavernas. Somado a isso, há a preferência por roteiros próximos, viagens que possam ser feitas de carro, em locais com baixa aglomeração e maior segurança.

A pesquisa ainda mostrou que, além da preferência de destinos, 38% dos entrevistados pretendem viajar com a família após a pandemia, sendo que 53% devem optar por roteiros nacionais. Com a permanência das regras de distanciamento social, os turistas preferem locais que respeitem os rigorosos protocolos de higiene e controle de números de visitantes para evitar aglomerações.

Encontro com a natureza

Todas as propostas estão à disposição dos turistas no Ekôa Park, localizado na cidade de Morretes, no litoral do Paraná. O paraíso ecológico, com 238 hectares, promove uma imersão na maior área contínua remanescente de Mata Atlântica do Brasil – chamada de Grande Reserva Mata Atlântica. A diretora do Ekôa, Tatiana Perim, destaca que “a missão do parque é ensinar por meio da natureza, encantando e sensibilizando os visitantes para promover a conservação do patrimônio natural e da biodiversidade”. Para isso, o visitante tem um encontro com a natureza por meio de atividades de lazer, da contemplação, da arte, da experiência e do conhecimento.

O parque também reúne experiências sobre a história da região, formação geológica, cobertura vegetal e processo de colonização e desenvolvimento. Ainda no roteiro há uma experiência estimulante no Corredor dos Sentidos e nas trilhas do Peabiru, da Mata e das Aves, que possui uma torre de observação de 15 metros de altura. Para os fãs do turismo de aventura, a opção é praticar arvorismo e tirolesa no Morro da Aventura, atividades que exigem habilidade, coragem e muito equilíbrio.

Um voo cativo de balão também integra as atrações do parque. São cerca de 40 metros de subida emoldurada pela Mata Atlântica e da Serra do Mar, especialmente do Morro do Sete e Marumbi. A descida pode ser feita por rapel até o solo, caso o turista goste de esportes radicais.

Educação ambiental e lazer

Na proposta de educação ambiental, o parque criou o Tekôa, laboratório de sustentabilidade criado para ensinar e inspirar com a natureza, onde são abordados princípios da permacultura, com ênfase na bioconstrução e agroflorestal. O espaço também oferece oficinas, cursos e vivências. Para o público infantil, a bolha humana é uma opção de lazer, em um cilindro que flutua sobre a água, para crianças de 4 a 12 anos, com circulação de ar e conforto.

Como chegar

O Ekôa Park está localizado no km 18,5 da Estrada da Graciosa, a apenas 68 km de Curitiba, e o acesso ao parque pode ser feito de várias formas.

Para quem optar por viajar de carro, são dois caminhos possíveis: a partir de Curitiba pela BR 116 (saída 58) para Estrada da Graciosa (PR 410), em direção a São João da Graciosa. Ou pela BR 277 sentido litoral (saída 29), acesso para BR 408 em direção a Morretes/Antonina; após passar pelo centro de Morretes em direção a São João da Graciosa pela Reta do Porto por mais 13km.

Se a escolha for o ônibus, a Viação Graciosa faz o trajeto Curitiba-Morretes a partir da rodoviária de Curitiba. Também existem passeios diários de trem a partir da capital do Paraná pela Serra Verde Express, com uma vista inesquecível da natureza intocada da região. O parque fica a 13km da estação de trem.

O Ekôa Park fica a 50 minutos do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. E o trajeto para Morretes pode ser feito de carro, ônibus ou trem.

Para completar a visita, o parque ainda oferece o OKA Gastronomia, que oferece pratos como o tradicional barreado (tradicional e vegetariano), carnes, massas, saladas e porções; e cestas de pic nic para levar e comer ao ar livre. Todos os ingredientes são frescos e, em sua maioria, produzidos no SAFs (Sistema Agroflorestal) do parque ou por produtores da região.

Segurança

A administração do Ekôa Park está seguindo rigorosamente as recomendações acerca da prevenção da Covid-19 para evitar a disseminação do novo coronavírus: vagas limitadas a 125 pessoas por dia, além do uso obrigatório de máscaras e o distanciamento mínimo de 2m entre as pessoas dentro do parque. O acesso é permitido apenas mediante agendamento online.

Serviço

Em fevereiro, o Ekôa Park está aberto para visitação de quinta-feira a domingo e em feriados, das 9h às 17h. Os ingressos custam a partir de R$ 60 a inteira e R$ 30 a meia-entrada, com opções de pacotes de Imersão (todos os itens do ingresso Ekôa e trilha guiada “Revolução das Plantas”) e de Aventura (todos os itens do ingresso Ekôa, com circuito de arvorismo e tirolesa), além das atividades avulsas para toda a família. Mais informações estão disponíveis no site ekoapark.com.br