Correio dos Campos

Soluções da Sumitomo Chemical melhoram qualidade e produtividade em áreas cultivadas com cana-de-açúcar

Impulse já foi testado nas principais regiões produtoras do Brasil com incremento médio de até nove toneladas de cana por hectare
26 de janeiro de 2021 às 15:42
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Sumitomo Chemical, uma das principais empresas de soluções para o agronegócio, desenvolveu o regulador de crescimento Impulse®, para aumentar a produtividade e a qualidade da cana-de-açúcar.

“Estamos vivendo um momento único no setor, com forte retomada dos preços de açúcar e álcool, o que aumenta a rentabilidade das usinas e dos produtores. Temos que aproveitar a oportunidade produzindo bem e impedindo que a produção seja prejudicada com a indução floral e a isoporização. É com esse objetivo que as tecnologias da Sumitomo Chemical, ProGibb® e Impulse®, ajudarão na melhoria da rentabilidade do setor sucroenergético”, afirma o especialista de BioRacionais da Sumitomo Chemical, Ricardo de Almeida.

Já no ano de lançamento esta tecnologia da Sumitomo Chemical apresentou resultados surpreendentes em testes em várias regiões do Brasil. Na ocasião, a aplicação do regulador de crescimento à base de etefom, Impulse®, inibiu o florescimento e a isoporização, impedindo a geração de graves prejuízos à produtividade dos canaviais, dificuldade na colheita e nos processos industriais.

Segundo o coordenador de Trademarketing da Sumitomo Chemical, Paulo Desenso, os resultados práticos da safra passada, em regiões canavieiras de SP, MS, GO e MG, mostraram um incremento de produtividade de quatro a nove toneladas de cana/hectare comparando com o padrão.

“A solução Impulse® contribuiu tanto para o aumento de produtividade em toneladas de cana por hectare como em qualidade da matéria-prima, observando os ganhos em toneladas de açúcar por hectare. O cliente ganha das duas formas”, explica Desenso.

Portfólio completo

A Sumitomo Chemical tem uma linha de produtos especiais chamada de PGRs (Plant Growth Regulators, em inglês), que são reguladores de desenvolvimento de plantas. Os PGRs compõem uma classe de defensivos agrícolas, passando pelas mesmas fases de pesquisa, desenvolvimento e registro das demais, diferenciando-os de outros insumos porque atuam diretamente na fisiologia das plantas.

Para a cultura da cana-de-açúcar, a Sumitomo Chemical oferece duas soluções, o ProGibb, que entrega incremento direto em TCH, e o Impulse, que atua na inibição dos processos de florescimento e isoporização da cana-de-açúcar, entregando ganhos quantitativos e qualitativos.