Correio dos Campos

Mabel Canto contesta modelo híbrido para as novas concessões de pedágios no Estado

Modelo híbrido prevê que metade do valor de outorga seja aplicada em obras nos trechos e os outros 50% vão para os cofres do Governo Federal
19 de janeiro de 2021 às 15:36
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na semana passada a comissão de deputados federais do Paraná discutiu com o Ministério da Infraestrutura e aprovaram o modelo híbrido como “opção mais viável” para ser implementado nas novas concessões de pedágios do Estado.

Hoje (19), durante a reunião da Frente Parlamentar dos Pedágios, a deputada Mabel Canto (PSC) se posicionou contrária ao modelo de outorga e favorável à concessão por menor tarifa. Afinal, a finalidade é que o nosso Estado consiga tarifas mais justas e a competitividade não pode nos garantir isso.

Esse modelo híbrido atua da seguinte maneira: o governo impõe um preço máximo de desconto no valor da tarifa. Esse desconto está marcado entre 15% e 17%, a depender do lote. Vence a empresa que pagar a maior taxa de outorga, caso exista algum empate. De acordo com esse novo estudo, 50% vão para os cofres do Governo Federal e o restante será executado em obras ou trechos na redução das tarifas.

“Queremos que a licitação seja feita por menor tarifa. A população paranaense já pagou uma conta muito alta em todos esses anos, fora os desvios desses recursos. Nada mais justo que as tarifas sejam as menores possíveis”, completou a deputada.