Correio dos Campos

CAPAL e Raio de Luz criam Projeto Ciclo para transformar uniformes antigos em brindes

A ação socioambiental já gerou 100 objetos, como estojos e porta ferramentas, que serão distribuídos em ações da cooperativa ao longo do ano
19 de janeiro de 2021 às 16:06
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A CAPAL – Cooperativa Agroindustrial, em parceria com o Projeto Raio de Luz, de Arapoti (PR), está transformando uniformes antigos de funcionários da cooperativa em produtos como estojos, porta objetos, sacos, porta ferramentas, entre outros. Já foram gerados 100 brindes a partir dos tecidos reciclados nesta iniciativa que é chamada de Projeto Ciclo.

Há dez anos o Projeto Raio de Luz oferece aulas gratuitas de costura para a comunidade de Arapoti, como forma de capacitação profissional e para gerar renda a essas pessoas. A parceria com a CAPAL, para o Projeto Ciclo, tem foco social e na redução de geração de resíduos.

“Dessa forma, os uniformes que antes eram descartados são reutilizados para a criação de brindes, que serão distribuídos para colaboradores, cooperados para a comunidade nas campanhas realizadas pela CAPAL”, declara analista de Comunicação e Marketing da CAPAL, Alessandra Heuer.

A professora de costura e responsável pelo projeto Raio de Luz, Marisa Vieira, relata ser muito gratificante poder ensinar uma nova profissão para a comunidade de Arapoti. “Usamos 100% dos tecidos dos uniformes para confeccionar os produtos. Eu ensino tudo para eles e conseguimos criar ótimos produtos com a reutilização desses materiais”, afirma.

O Raio de Luz realiza ações com a CAPAL há oito anos, já que a cooperativa cede um espaço gratuito ao projeto para a comercialização de itens produzidos pelas costureiras na Expoleite, ação que deve ter continuidade assim que os eventos, suspensos pela pandemia, forem reiniciados. Em paralelo, o Projeto Ciclo terá continuidade ao longo do ano, com mais duas remessas de brindes encomendadas pela CAPAL.