Correio dos Campos

Palácio da Viscondessa é reinaugurado e prefeitos transferem Ordem do Bicentenário

30 de dezembro de 2020 às 15:42
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na noite da última terça-feira (29) o Palácio da Viscondessa Querubina Rosa Marcondes de Sá, antiga sede do Poder Executivo, foi reinaugurado. A cerimônia, que seguiu todos os protocolos vigentes referentes a pandemia da Covid-19, foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP).

O evento foi dividido em três momentos distintos. O primeiro deles foi a entrega da condecoração da Ordem do Bicentenário para três cidadãos palmeirenses: Michelle Fiorucci, no grau de Emissária das Artes, devido aos seus serviços prestados na área, Audrei Cláudia Bach, no grau de Cavaleiro, pela atuação na proteção dos animais de rua, e Kamal Cury, também no grau de Cavaleiro, pela sua atuação no canto coral.

Neste mesmo momento o atual prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, transferiu, ao prefeito eleito de Palmeira, Sérgio Luís Belich, a bengala que pertenceu ao prefeito Coronel Pires de Araújo Vida, primeiro prefeito eleito de Palmeira, e também repassou a medalha do Bicentenário, símbolos da Ordem.

Em seu discurso, Belich agradeceu pela condecoração recebida. “Fico muito feliz e lisonjeado em receber os dois símbolos da Ordem do Bicentenário. Agradeço ao Instituto Histórico e Geográfico por este momento e por tudo que fazem pela história de Palmeira. Vai ser uma honra, estando Prefeito, caminhar ao lado desta instituição” comentou o prefeito eleito.

No segundo momento da noite foi realizada a assinatura formal do termo de concessão de algumas áreas do Palácio da Viscondessa ao IHGP, o qual se tornará sua sede. Vera Lúcia de Oliveira Mayer, presidente do Instituto, falou sobre o novo espaço destinado à preservação da história palmeirense. “Agora temos uma sede digna para o Instituto preservar seu rico acervo e continuar sendo um guardião para a história do município. Fico muito feliz com a assinatura deste termo de concessão e agradeço ao Waldir (secretário de Cultura) e ao prefeito Edir pela parceria durante os últimos anos. Também sei que o Sérgio, nosso futuro prefeito e confrade do Instituto, vai continuar nos apoiando”, disse Mayer.

Já o prefeito Edir Havrechaki revelou estar muito feliz em conceder o espaço do Palácio da Viscondessa ao IHGP. “Estando prefeito, peço desculpas ao Instituto pelas gestões passadas de nosso município não darem a devida atenção ao IHGP. Entregar um local para ser sede fixa e para preservar o arquivo foi uma proposta que apresentei para vocês e eu tinha que cumpri-la. Um prédio tão nobre como o Palácio da Viscondessa merece ser ocupado pela cultura”, disse o prefeito.

No terceiro momento da noite os presentes no evento puderam conhecer as dependências restauradas do Palácio da Viscondessa, espaço que passa a servir a comunidade com atividades culturais, de memória e de arte. O espaço se torna um grande conglomerado que agrega biblioteca, biblioteca infantil, arquivo e reserva técnica museal, museu do executivo no corredor principal, incluindo salão, gabinete e chefia de gabinete restauradas e reconstituídas com móveis pertencentes ao executivo em diferentes períodos, sala de artes plásticas, sala das maquetes, sala do artista palmeirense, auditório, sede do IHGP e do Grupo Escoteiro Tropeiros.

Para o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, o espaço torna-se referência para a cultura do município. “Este é o primeiro espaço totalmente voltando para a cultura e para artistas palmeirenses, além de ser a primeira sede fixa para a nossa Biblioteca Municipal. Também é um espaço de formação para novos artistas, além de um lugar para nossos artistas exporem seus trabalhos. Sem dúvidas, o Palácio da Viscondessa é um alicerce para o fortalecimento de arte, da cultura e da educação em nossa cidade”, disse Joanassi.