Correio dos Campos

Copel orienta alunos do ensino médio sobre segurança com energia

Informações são repassadas por vídeos exibidos nos intervalos durante do Aula Paraná. Ação faz parte do programa Energia Segura à rede estadual por uma parceria com a Secretaria da Educação e do Esporte.
2 de dezembro de 2020 às 14:21
(Foto: Divulgação/AENPR)

As aulas remotas na rede pública do Ensino Médio contam também com informações sobre o uso seguro da energia elétrica, levadas pela Copel por meio de vídeos gravados e exibidos nos intervalos de aula durante a programação do Aula Paraná.

A veiculação é fruto de uma parceria firmada pela Copel com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em mais uma ação do programa Energia Segura, que vem promovendo campanhas de conscientização junto ao público jovem e adulto, em todo o Paraná.

A rede estadual de ensino atende hoje mais de 80% dos alunos de Ensino Médio do Paraná. São cerca de 340 mil estudantes matriculados nos três anos da série, ministrados em 1.566 escolas. Os vídeos dedicados a esse público são apresentados pelo engenheiro eletricista da Copel Raul da Silva Claudino.

“O Energia Segura surgiu com o propósito e necessidade de levar informações de cuidados e segurança com energia elétrica para a comunidade para a prevenção de acidentes. A Copel tem trabalhado preventivamente com a comunidade, distribuindo material informativo e levando conhecimento por meio de visitas e palestras em canteiros de obras, feiras, cooperativas de agricultores, locais de grandes aglomerações de pessoas e escolas”, afirma o engenheiro.

TEMAS ABORDADOS – Os temas abordados incluem informações sobre os riscos de choque elétrico, cuidados com pipas perto da rede elétrica, construções próximas à rede e cuidados com celulares e outros equipamentos elétricos. Agora, até a decoração natalina vai entrar em pauta.

“Neste período de pandemia, que nos impossibilitou de trabalhar de forma presencial junto à comunidade e escolas, os vídeos foram a alternativa para levar informações importantes sobre os cuidados com a energia”, conta.

MAIS CONHECIMENTO – Para o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, a alternativa é mais uma forma de levar conhecimento durante as transmissões do Aula Paraná, com explicações didáticas e dicas úteis para o dia a dia dos estudantes. “Vale ressaltar que os nossos alunos ainda passam esse conhecimento para seus familiares, ajudando a prevenir choques e outros acidentes domésticos completamente evitáveis”, diz o secretário.

E os professores assinam embaixo. “É um projeto importante para conscientização e cuidados do uso da energia elétrica. A abordagem dos temas e a interatividade das informações possibilitam um melhor entendimento dos alunos, potencializando a segurança das pessoas”, comenta Robert Gessner Jr, professor de Química do Aula Paraná.

PARA ASSISTIR – Para quem quiser assistir, os primeiros vídeos da série já estão disponíveis na página da Copel no YouTube. O canal também conta com o material produzido para o Ensino Fundamental I e disponibilizado para o ensino remoto promovido pelas redes municipais de ensino, tendo como público-alvo os alunos de 4º ano, atendidos pelo programa Iluminando Gerações. Os vídeos podem ser assistidos no canal da Copel no Youtube, disponíveis nas playlists Energia Segura e Educação.

Fonte: AEN/PR