Correio dos Campos

Matrículas para escolas da rede pública do Paraná começam nesta terça-feira (24)

Cadastro para vagas será feito pela internet e seguirá até 18 de dezembro. Segundo a Seed, processo mobilizará cerca de um milhão de estudantes em todo o estado.
24 de novembro de 2020 às 17:10
período para matrículas na rede pública estadual de ensino do Paraná começa nesta terça-feira (24). (Foto: Dirceu Portugal/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

O período para matrículas na rede pública estadual de ensino do Paraná para o ano letivo de 2021 começa nesta terça-feira (24). Todo o processo de cadastramento será feito pela internet.

Pais ou responsáveis têm até o dia 18 de dezembro para fazer o pedido.

Como fazer a matrícula

Para fazer a matrícula, é necessário ter toda a documentação solicitada em mãos. Veja abaixo a lista dos documentos.

Os pais ou responsáveis de alunos cadastrados na rede estadual de educação devem fazer o pedido de matrícula direto pelo site Área do Aluno, da Seed. O portal é o mesmo que disponibiliza boletim escolar e outros documentos aos estudantes.

Já os responsáveis por alunos vindos da rede privada de ensino, matriculados em instituições que não utilizam o Sistema Escola Web, ou de alunos que vêm de outros estados ou países, devem preencher o formulário para inscrição de acordo com a região.

As regiões são representadas pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs). Veja os links de cada região abaixo.

Após o preenchimento do formulário, é necessário solicitar a geração do Código Geral de Matrícula (CGM) no site do NRE correspondente e, então, acessar o site Área do Aluno utilizando o CGM para finalizar o procedimento.

Caso o tutor não tenha celular ou acesso à internet, é preciso ir à instituição de ensino e utilizar um dos computadores disponibilizados no local.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o processo mobilizará cerca de um milhão de estudantes em todo o estado.

Documentação

Para realizar a inscrição, é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • certidão de nascimento ou carteira de identidade do estudante (se houver);
  • declaração de vacinação;
  • declaração ou histórico escolar;
  • comprovante de endereço;
  • RG do responsável.

Núcleos Regionais de Educação

Confira a lista e o contato dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná:

  • Ponta Grossa: (42) 3219-5400
  • Telêmaco Borba: (42) 3271-3700
  • Curitiba: (41) 3326-2316

Fonte: G1