Correio dos Campos

Pitch Paraná apresenta soluções para governos e cidades inteligentes

Na terceira rodada do programa que busca identificar ideias inovadoras em diversas áreas, startups trouxeram projetos para empresas, população e gestão pública. A próxima etapa será no dia 18, com o tema Transformação Digital e Indústria 4.0.
12 de novembro de 2020 às 14:39
(Foto: Jonathan Campos / AEN)

Novas soluções para governos e cidades inteligentes foram apresentadas por startups nesta quarta-feira (11) na terceira rodada do Pitch Paraná, iniciativa do Governo do Estado que busca identificar ideias inovadoras e tecnologias inclusivas.  Foram selecionados para esta etapa os projetos 4You Benefícios, de São José dos Pinhais; Chavi Digital, de Curitiba; Profissão 4.0, de Prado Ferreira; e Guia 66, de Santa Helena.

Além de participar da final do Pitch Paraná, o vencedor desta rodada, que será anunciado na próxima quarta-feira (18), será convidado pelo empresário Beto Marcelino, CEO da ICITIES, especialista em cidades inteligentes, para apresentar seu projeto a gestores públicos e prefeitos no evento Smart City Session, que acontecerá durante a Semana Paraná Inovador, em dezembro.

“Acreditamos muito nessas empresas emergentes que trazem novas tecnologias para revolucionar a gestão pública e as cidades”, disse Marcelino. E adiantou que durante o evento também será lançada a carta magna, uma espécie de constituição da área de cidades inteligentes, que vem sendo construída pelo governo federal, com a participação da ICITIES.

PARA EMPRESAS – O projeto 4You Benefícios é dirigido a empresas.  Trata-se de um cartão pré-pago que integra todos os benefícios corporativos em um único lugar e permite ao usuário utilizar os valores de forma flexível, segundo sua necessidade, de acordo com as leis trabalhistas. O mercado de benefícios, uma das principais ferramentas das empresas para atrair e reter talentos, é estimado pelos desenvolvedores do projeto em R$ 150 bilhões anuais.

Já a solução desenvolvida pela Chavi Digital é uma fechadura inteligente que não precisa de chave. Embora existam produtos nessa área, o diferencial é que a Chavi Digital não altera a estrutura da porta, mas é acoplada a ela, o que permite, por exemplo, ser retirada de um local e utilizada em outro. O foco inicial é o mercado imobiliário, onde o gerenciamento de chaves de imóveis é muito complexo. A empresa calcula que existam 50 mil imóveis para venda e locação em Curitiba, 150 mil no Paraná e 3 milhões no Brasil.

O sistema facilita a visitação do imóvel pelo interessado, sem necessidade de pegar e devolver chaves na imobiliária, e permite delimitar a data e horário de acesso, além de produzir relatórios e alertas de segurança.

GOVERNO DIGITAL – Uma proposta de governo inteligente que pode ser adotada pelos municípios é o programa Profissão 4.0. Idealizado pela prefeitura de Prado Ferreira, o programa foi instituído por lei e se tornou política pública.

O Profissão 4.0 é dirigido à capacitação e orientação profissional da população, de todas as idades, visando preparar as pessoas para os novos desafios tecnológicos. O programa inclui um espaço de fabricação digital, com ferramentas como impressora 3D e máquina de corte a laser para produção rápida de objetos, estimulando a inovação por meio de prototipagem em um ambiente colaborativo. E oferece cursos, oficinas, workshops de capacitação e formação profissional e visitas técnicas a empresas.

O Profissão 4.0 pode ser replicado em todo o Estado e funciona dentro de bibliotecas cidadãs e telecentros.

PARA O CIDADÃO – Criado por jovens universitários que deixaram suas cidades para estudar em Santa Helena, o Guia 66 é um aplicativo para divulgação de empresas, negócios e oportunidades. O APP já funciona na cidade e agora o objetivo é expandir a solução para todo o Estado, como um guia unificado, começando pelas cidades universitárias.

Os desenvolvedores explicam que o aplicativo é gratuito para o usuário e pago pelas empresas anunciantes. Segundo eles, a ideia é criar um produto que funcione como um Instagram de Empresas no Paraná.

PRÓXIMOS PITCHS – O Pitch Paraná é uma iniciativa da Superintendência Geral de Inovação, vinculada à Casa Civil, com o apoio da Celepar e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e a parceria da Assespro, do Sebrae e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Além de Governo e Cidades Inteligentes, já foram realizados pitchs das áreas de Agronegócio e Saúde e Biotecnologia. Os próximos serão Transformação Digital e Indústria 4.0, no dia 18 de novembro, e Empreendedorismo Social, no dia 25.

O melhor pitch de cada temática é classificado para a grande final, marcada para o dia 2 de dezembro. O projeto vencedor da rodada é sempre anunciado na semana seguinte.

As ideias são avaliadas por uma banca composta por especialistas, mentores e investidores. Todos os projetos selecionados para as exposições públicas são apresentados por meio de live no youtube (www.youtube.com/channel/UC_5lBGLmMkTZaNTVauKH2eQ). As apresentações são abertas ao público, que também pode votar no seu projeto preferido.

BOX
Dois projetos já estão na final 

A campeã da última rodada do Pitch Paraná, que teve como tema Saúde e Biotcnologia, foi a Diagnosi Diagnóstico Inteligente, de São José dos Pinhais. A Startup apresentou uma plataforma em nuvem para otimizar o uso de recursos na área da saúde por meio da identificação precoce de doenças crônicas e neoplasias e acompanhamento contínuo do paciente.

Junto com ela, já garantiu sua vaga na final a startup IrrigaTech, de Paranavaí, vencedora do tema Agronegócio – AgroTech. Seu projeto é um sistema de irrigação Inteligente wireless, de baixo custo com controle via internet, capaz de proporcionar economia de água e energia elétrica.

A vencedora da etapa Governos e Cidades Inteligentes, realizada na quarta-feira (11) será conhecida no próximo dia 18 de novembro. Todas as empresas selecionadas nas apresentações de cada temática disputarão a final do Pitch Paraná no dia 2 de dezembro.

Fonte: AEN/PR