Correio dos Campos

Laboratórios do Tecpar garantem qualidade da alimentação escolar

Prestação de serviços inclui controle da qualidade de gêneros alimentícios, inspeção, coleta e ensaios laboratoriais, para atendimento ao Programa de Alimentação Escolar do Paraná, além da inspeção de embalagens.
21 de outubro de 2020 às 16:45
(Foto: Divulgação/AENPR)

O Governo do Estado garante que sejam servidas mais de 900 mil refeições de qualidade nas quase 2,3 mil escolas estaduais do Paraná, em períodos normais de aulas presenciais. Os laboratórios do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) são responsáveis pela análise da alimentação escolar. O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e o Tecpar são parceiros desde 2012.

Nesta quarta-feira (21), o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, e o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Alessandro da Silva Oliveira, visitaram os laboratórios. Eles foram recebidos pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, o diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Pessoa, e o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Luiz Junior.

O contrato entre Tecpar e Fundepar inclui a prestação de serviços em soluções tecnológicas e controle da qualidade de gêneros alimentícios, inspeção, coleta e ensaios laboratoriais, para atendimento ao Programa de Alimentação Escolar do Paraná. As embalagens primárias e secundárias dos alimentos são inspecionadas pela equipe técnica durante a entrega dos itens pelos fornecedores na unidade armazenadora. Não havendo restrições, a amostragem é feita e encaminhada ao Tecpar para ensaios laboratoriais.

“Estou muito feliz em conhecer os laboratórios do Tecpar para ver de perto a área de inspeção de alimentos. Temos uma parceria muito produtiva com o instituto, um órgão sério que garante, com rigor, a qualidade da alimentação escolar”, destaca Feder.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressalta que os laboratórios estão preparados para fazer uma análise precisa nos produtos. “A parceria entre Tecpar e Fundepar é importante para garantir a qualidade dos alimentos e mostra que o Tecpar está apto para realizar parcerias com os setores público e privado”.

Fonte: AEN/PR