Correio dos Campos

Projeto Salvaguarda oferece ajuda online e gratuita a vestibulandos e estudantes interessados em participar do Enem

Projeto tem vagas abertas para interessados no Paraná; saiba como participar.
21 de setembro de 2020 às 14:36
Projeto oferece ajuda para estudantes que queiram ingressar na universidade. (Foto: Reprodução/RPC)

O projeto Salvaguarda, que tem como objetivo ajudar alunos da rede pública, via online, a ingressarem nas universidades de todo o país, está com vagas abertas para o Paraná. Mais de 30 mil alunos já foram beneficiados pelo projeto desde 2017, quando foi criado.

A ajuda, que é gratuita, ocorre pelo WhatsApp por meio da relação entre alunos e monitores por disciplina e ferramenta. A única obrigatoriedade é que as vagas são para estudantes da rede pública.

Confira as datas dos vestibulares das universidades federais e estaduais do Paraná
De acordo com o coordenador e criador do projeto, Vinícius Andrade, os interessados podem se inscrever a qualquer momento, e as vagas são ilimitadas. O projeto também oferece auxílio aos estudantes que buscam preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Até esta segunda-feira (21), o Paraná tinha 15 voluntários e 10 alunos participando do projeto.

Como funciona o projeto

O projeto Salvaguarda começou no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas por causa da pandemia, acabou abrindo vagas para todos os estados brasileiros.

Depois da inscrição, os alunos são redirecionados a um grupo padrão do WhatsApp, como uma espécie de triagem. Os estudantes recebem ajuda de quatro maneiras diferentes através do WhatsApp. São elas:

  • Correção de redação: cada aluno tem o direito de ter um corretor particular que o ajuda com dúvidas e correções quinzenais no modelo Enem de temas oferecidos pelo Salvaguarda. Os corretores são voluntários;
  • Organização dos estudos: tutores para ajudar na parte organizacional via contato direto com alunos no WhatsApp;
  • Grupos de monitoria: grupos por disciplina com monitores, listas mensais de exercícios e cronograma de estudos. Não há aulas, mas sim monitores 24 horas por dia para ajudar com qualquer dúvida que haja da disciplina;
  • Escolha profissional: sempre que o aluno quer falar com alguém sobre alguma profissão, o Salvaguarda o coloca em contato com o profissional ou estudante da área para que o aluno possa bater um papo e ter auxílio na escolha profissional.

Como fazer a inscrição

Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato através do WhatsApp, através do número (16) 99390-7355, com as seguintes informações: nome completo, escola que estuda ou estudou, idade, cidade e estado.

Fonte: G1