Correio dos Campos

Paraná chega a 4 milhões de atividades no Google Classroom

O número foi alcançado no dia 26 de agosto. Além da quantidade, houve também um alto percentual de acertos apresentado pelos estudantes, que responderam corretamente 75% das atividades.
4 de setembro de 2020 às 14:36
(Foto: Divulgação/AENPR)

Estudantes do Paraná bateram a marca de 4 milhões de atividades entregues por dia por meio do aplicativo Google Classroom. O número foi alcançado no dia 26 de agosto pelos alunos que usam a plataforma para seguir com as aulas remotas durante a pandemia. Além da quantidade, houve também um alto percentual de acertos apresentado pelos estudantes, que responderam corretamente 75% das atividades.

Os valores mostram o engajamento dos estudantes com as aulas virtuais, além do compromisso em fazer as avaliações que os professores pedem. A marca é inédita e mostra uma crescente: semana após semana, o número de atividades entregues aumenta.

O total de atividades entregues na primeira semana de julho oscilava entre 2 e 3 milhões. Na primeira semana de agosto, logo após o recesso, as atividades passaram a superar a marca de 3 milhões, chegando aos 4 nos últimos dias.

O fato também é apontado pelo recente dado divulgado pelo Instituto Datafolha, que aponta que o sistema de aulas não presenciais do Paraná alcança 97% dos estudantes com média de 89% realizando semanalmente as atividades propostas – índices bem acima da média nacional de 79% de alcance e 66% na realização das atividades.

Para Renato Feder, secretário estadual da Educação e do Esporte, a marca mostra a eficiência do sistema em manter o vínculo entre estudantes e a escola. “É importante vermos que a oferta que temos para nossos alunos e alunas seja também um motivador para que eles continuem desenvolvendo interesse pelo conhecimento. Certamente este período de atividades remotas vai contribuir para que o ritmo não seja perdido”.

A fala de Feder reforça a necessidade de que estudantes sejam incentivados pelas reuniões e atividades virtuais, e é destacada pelos gestores de escolas do Estado. Vladmir da Silva Ferreira, diretor do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, em Paranapoema, aponta que a adesão dos alunos tem crescido. “A adesão e participação dos alunos foi aumentando gradativamente todos os meses desde abril e hoje já contamos com 100% de nossos alunos estudando em alguma plataforma”, diz. “A nossa meta é sempre mantê-los interessados e motivados com aulas remotas, procurando sempre criar ações inovadoras que incentivem nossos alunos a estudarem a aprenderem cada vez mais”, afirma o diretor.

AULA PARANÁ – Além do Google Classroom para entregar as atividades e interagir diretamente com seus professores, o Aula Paraná oferece aos estudantes da rede pública três canais de TV aberta, um aplicativo Aula Paraná para celulares, videoaulas ao vivo pelo Google Meet e também materiais impressos para quem não possui acesso aos meios digitais.

Fonte: AEN/PR