Correio dos Campos

Segurança Pública compartilha dados com mais quatro municípios

Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e Telêmaco Borba assinaram nesta terça-feira (11) o termo de cooperação técnica e compartilhamento de dados.
11 de agosto de 2020 às 17:12
(Foto: Divulgação/AENPR)

Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e Telêmaco Borba assinaram nesta terça-feira (11) o termo de cooperação técnica e compartilhamento de dados com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Cerca de 20 municípios já fazem parte desta rede integrada de informações que tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos dados disponíveis na área de segurança, tanto dos municípios quanto do Estado como um todo.

Em Foz do Iguaçu, na região Oeste, a integração entre as forças de segurança não é novidade, já que a região da fronteira concentra grandes operações conjuntas contra o tráfico de drogas, o contrabando e o descaminho, principalmente.

“Nós já conseguimos acessar, aqui na Secretaria da Segurança Pública, as câmeras de monitoramento de Foz do Iguaçu, e este termo vai ampliar ainda mais o compartilhamento de informações e imagens, o que vai nos auxiliar nas ações policiais”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Para o deputado estadual Hussein Bakri, líder do Governo na Assembleia Legislativa, a integração de informações com a fronteira vai beneficiar toda a população paranaense, em especial moradores da região Oeste. “Quero ressaltar a maneira técnica com que vem sendo conduzida a Secretaria da Segurança Pública, trabalho reconhecido em todo o Paraná. Foz do Iguaçu é um dos maiores destinos do Paraná, o Estado que vai ganhar muito com isso”, destacou.

Para o prefeito do município, Chico Brasileiro, a integração é importante para que as ações conjuntas sejam ampliadas e cada vez mais assertivas. “O apoio que a Secretaria da Segurança Pública está dando à Foz do Iguaçu é fundamental para que possamos agir com inteligência e integração e, desta forma, reduzir todos os danos cometidos contra a sociedade”, afirmou.

A região é sede do Centro Integrado de Operações de Fronteira, que funciona em um espaço do Parque Tecnológico de Itaipu Binacional, responsável por comandar operações ostensivas, contando com a utilização de satélites, câmeras, sensores e drones. “Com mais esta integração nós vamos conseguir uma fronteira mais segura e atuante. Com certeza, vamos transformar a fronteira em um grande centro de excelência na segurança pública”, completou Chico Brasileiro

Outras três cidades que assinaram o termo de cooperação técnica foram Maringá, Paranavaí e Telêmaco Borba. “Com o incremento dos dados dos municípios, as informações incompletas serão mitigadas, podendo elevar a excelência das atividades de segurança do Estado e dos municípios a um nível jamais percebido”, afirmou o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística, capitão Claudio Todisco Silveira.

COMO FUNCIONA – A partir da assinatura dos convênios, servidores municipais da segurança destes quatro municípios passam a ter acesso a consultas e podem inserir relatórios e informações no sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU).

“Na prática, os guardas municipais e os policiais militares e civis já trabalham muito integrados. Para este trabalho de parceria faltava justamente esse compartilhamento de informações do sistema de Boletim de Ocorrência Unificado. Isso permitirá, por exemplo, que um guarda municipal, com um tablet na mão, já faça os acessos e registros necessários”, afirmou o prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

Além disso, com o convênio, as Guardas Municipais ainda ganham o acesso às informações de mandados gerais e da situação de veículos em relação a possíveis irregularidades ou questões administrativas.

Para o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos, o compartilhamento de dados é uma das conquistas que a cidade buscava para melhorar sua segurança. “Esse convênio dará maior agilidade às ações da Guarda Municipal. O que mais for preciso fazer para evoluirmos nesta questão nós vamos fazer”, afirmou.

De acordo com o prefeito de Paranavaí, delegado Caique, as informações nortearão as políticas relacionadas à segurança pública do município. “Esse compartilhamento é importante para que a gente possa planejar as ações policiais daqui para frente, dará também muito mais celeridade e assertividade, além de potencializar o trabalho das polícias em relação à prevenção e à repressão dos crimes”, destacou.

BENEFÍCIOS PARA O ESTADO – As polícias Civil e Militar recebem um leque de informações dos contribuintes dos quatro municípios. O acordo prevê que as prefeituras passem a disponibilizar aos profissionais destas instituições o endereço e os números de documentos, como RG e CPF, da população destas cidades, assim como informações relativas à segurança, saúde e educação.

A Secretaria da Segurança Pública ainda passa a ter acesso às câmeras de monitoramentos das cidades que assinam o convênio. No caso de Telêmaco Borba, por exemplo, entre outros benefícios, a Sesp passará a contar com as informações do Centro Integrado de Segurança, que possui o sistema de videomonitoramento da cidade.

Os policiais da secretaria ainda poderão acessar notificações de agravo contra a mulher e a criança. “Tudo isso colabora para que os serviços de inteligência e investigação das polícias sejam cada vez mais efetivos, rápidos e assertivos”, afirmou o secretário Marinho. Os municípios ainda ficam responsáveis por fornecer à Sesp a Base Cartográfica de suas cidades, com pontos de interesse para a pasta.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes nos quatro eventos de assinatura a chefe de gabinete da Sesp, Luciana de Novaes; o coordenador do setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, Ivan Ricardo Fernandes; o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Sesp, Cláudio Todisco; e o assessor civil da Sesp, Vinicius Augustus de Carvalho.

Além do prefeito, participaram da assinatura do Termo de Cooperação Técnica com Paranavaí o deputado estadual Tião Medeiros e o secretário municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Jeferson Luiz Cattelan. No evento de Telêmaco Borba, estiveram presentes, além do prefeito, o deputado estadual Alexandre Curi; o secretário-geral de gabinete, Luiz Fernando de Matos; e o chefe de Divisão de Segurança Pública e Trânsito, Jorge Luiz Vella Junior.

Os deputados estaduais Hussein Bakri e Delegado Recalcatti e o secretário municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva, participaram do evento de assinatura do convênio com Foz do Iguaçu, juntamente com o prefeito do município.

Para firmar o acordo com Maringá, estiveram presentes, além do prefeito, o chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos, João Alfredo Zampieri; o secretário municipal de Segurança, Clodoaldo de Rossi; e o comandante da Guarda Municipal, Adriano Almeida.

Fonte: AEN/PR