Correio dos Campos

Fiscalização flagra estabelecimentos abertos e aglomerações durante toque de recolher

10 de agosto de 2020 às 17:23
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Com toque de recolher das 22h às 6h e outras determinações para conter a disseminação do Covid-19 em Carambeí, o Comitê Municipal de Combate e Prevenção do Coronavírus realizou no final de semana uma intensa fiscalização para conscientizar comerciantes e cidadãos quanto ao distanciamento social e não aglomeração. Nas noites de sexta-feira (31) e sábado (1) equipes da Prefeitura Municipal e Polícias Militar – com apoio do Batalhão de Choque e Civil efetuaram o fechamento de dois bares clandestinos, autuaram distribuidoras de bebidas que estavam abertas após os horários estabelecidos e ainda detiveram um cidadão por desobediência aos decretos e desacato.

A coordenação da fiscalização detalhou que dois locais que funcionavam como bares foram fechados, sendo um por não ter documentação para funcionamento e outro por estar com o alvará cassado. Em um dos estabelecimentos há suspeitas de prática de jogos de azar, atividade que é proibida em todo o país. No sábado a fiscalização autuou estabelecimento comercial na região rural do Catanduvas. Todo trabalho resultou em tomada de medidas administrativas, inclusive aplicação de multas. Também foram efetuadas abordagens em veículos e pessoas que circulavam nas ruas após as 22horas.

O secretário Municipal de Saúde, Sergio Rodrigues da Luz, que integra o Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo Coronavírus, explica que a intenção do trabalho de fiscalização não é punir empresas, empresários e cidadãos mas sim fazer com que todos cumpram as determinações estabelecidas nos Decretos. “Nós precisamos ter consciência de que a Covid-19 está se alastrando no Município e que a única maneira de conter é o distanciamento social. Temos em Carambeí muitos jovens na faixa etária de 18 a 35 anos que se comportam como se nada estivesse acontecendo. Eles estão colocando a vida de seus pais, avós e de pessoas próximas com histórico de doenças em risco eminente. O sistema de saúde, quanto a disponibilidade de leitos em UTI, trabalha próximo ao limite. Então é preciso conscientizar essa camada da população a ficarem em casa, somente sair a trabalho e necessariamente com máscara, além de repetir o ritual de higienização das mãos com álcool gel várias vezes ao dia” pede Sergio da Luz.

O secretário lembra que Carambeí registra mais de 200 casos confirmados, 4 óbitos e há 126 pessoas em isolamento domiciliar com síndrome gripal. “Como explica a médica equipe da secretaria municipal de Saúde, Monika Wada, a Covid-19 pode evoluir para formas graves que deixam sequelas pulmonares e em alguns casos evoluem para óbitos. Está claro que todos precisam ter um comportamento consciente diante dessa pandemia para que consigamos evitar o aumento de casos no município”, declara o secretário de Saúde.