Correio dos Campos

Vamos aprender como funciona a política?

Até outubro, a 1ª temporada do Canal Bora Debater Política será disponibilizada semanalmente no Correio dos Campos
2 de agosto de 2020 às 18:55
(Divulgação)

Você entende como funciona a política e o valor que ela tem em sua vida? Essa é uma pergunta muito importante a ser feita para aquelas pessoas que dizem não gostar do assunto. Porque é comum que o cidadão que não se interessa pelo tema também desconheça como as decisões que impactam diretamente na sociedade acontecem. O Correio dos Campos vai dar uma força para seus leitores e disponibilizará a partir de agosto, um conteúdo específico de educação política com foco em preparar o cidadão para as próximas eleições.

A ideia é do jornalista e professor universitário Edson Gil Santos Junior que é o criador do conteúdo do canal do Youtube Bora Debater Política. Segundo ele, o objetivo é explicar de maneira descomplicada e até divertida como as coisas funcionam na política brasileira. “Vamos começar do básico como o que faz um vereador, quando é função da Câmara ou da Prefeitura. A ideia é trazer esse conhecimento para que as pessoas, além de entenderem o sistema político, também saibam o que podem cobrar e de quem cobrar. As eleições estão chegando aí e o cidadão tem que saber o porquê estão votando e o que os candidatos que forem escolhidos vão fazer”, explica o Edson.

O idealizador da proposta comenta que a primeira temporada tratará do âmbito municipal, com destaque para o Poder Legislativo, deixando as esferas estadual e federal para a sequência dos vídeos. “Dividimos desta forma para ficar bem didático e simples de assimilar, para que seja gostoso de acompanhar”, justifica.

O canal Bora Debater Política trará conteúdo novo a cada semana até o mês de outubro, totalizando em média nove vídeos curtos por temporada. “Nossa abordagem é apartidária e técnica, curta para não tomar muito tempo, mas direta naquilo que pensamos que seja fundamental”, aponta o professor.

Esta não é a primeira iniciativa de Edson Gil sobre o tema. A educação política é o objeto de estudo do professor, que em 2017 esteve em Portugal para sua pesquisa no Parlamento Europeu e na Assembleia da República Portuguesa. Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Gestão Pública, ele ministra cursos em entidades como a União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), por exemplo. E seu interesse na capacitação política o levou a desenvolver na Câmara de Palmeira o projeto Escola do Legislativo e Parlamento Jovem, que além de premiado no Paraná, foi adotado pelo Senado Federal como sugestão para ser implementado em municípios de até 70 mil habitantes. Ele também cursou o Renova BR Cidades (curso para formação de lideranças políticas) e é embaixador da ONG Politize.

No Bora Debater Política Edson Gil dá vida a personagens engraçados como forma de chamar a atenção do público para o assunto. Além do canal no Youtube, os vídeos serão replicados também nas páginas do Facebook, Instagram e Twitter do projeto.