Correio dos Campos

Sanepar amplia distribuição de adubo para agricultores

Produto gerado nas estações de tratamento de esgoto da Companhia aumenta produtividade em áreas beneficiadas
27 de julho de 2020 às 14:57
(Foto: Divulgação/AENPR)

AEN/PR – O adubo produzido a partir do lodo de esgoto da Sanepar, em 2019, aumentou a produtividade de 2.600 hectares beneficiando 122 agricultores de 46 municípios no Paraná. Na semana em que se comemora o Dia do Agricultor (28 de julho), a Sanepar divulga o balanço do Programa de Uso Agrícola do Lodo, em relatório entregue ao Instituto Água e Terra (IAT).

No ano passado, a Sanepar destinou mais de 27 mil toneladas de lodo, gerado nas estações de tratamento de esgoto. Um volume 30% maior do que no ano anterior. “Isso significa que aumentamos a quantidade de lodo disposto da forma mais adequada social e ambientalmente: o uso agrícola. O material que é usado na agricultura deixa de ir para os aterros”, afirma o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

De todo o lodo gerado nas 249 estações de tratamento de esgoto da Sanepar, 41% vão para a agricultura. “Além de ser distribuído gratuitamente, o lodo substitui com vantagem o uso de corretivos da acidez e também contém nutrientes, aumentando a eficiência das culturas”, afirma o diretor. A Sanepar trabalha para ampliar ano a ano a destinação agrícola do produto.

No Paraná, a região Noroeste é a que mais recebe o lodo de esgoto na agricultura, com aproveitamento de 100% do material produzido nas estações de tratamento. No início de 2020, o Norte Pioneiro passou a integrar o Programa de Uso Agrícola do Lodo da Sanepar.

Cerca de 320 toneladas de lodo higienizado foram aplicados nas culturas de café e trigo de três famílias produtoras em Santo Antônio da Platina, Carlópolis e Andirá.

E há dezenas de produtores cadastrados para aplicação de lodo em culturas frutíferas, como abacate, goiaba e abacaxi, além do café e das culturas anuais de grãos. “Os produtores que receberam lodo elogiaram a eficiência do produto no desenvolvimento das culturas de café e trigo, o que faz aumentar a demanda de mais agricultores interessados. A maior propaganda do lodo tem sido feita por aqueles produtores que já utilizaram o lodo”, afirma o diretor.

O lodo pode ser usado em culturas anuais: soja, milho, feijão, café, trigo, cevada e aveia (cobertura); em culturas perenes: café, grama, palmito juçara, goiabeira, citrus (limão, laranja, poncã), fruteira de caroço, amoreira (produção de seda) e café; e em culturas florestais, como a da seringueira.

Para o uso agrícola, são feitas análises do lodo e do solo, o que garante a qualidade do produto e a quantidade a ser aplicada em cada propriedade.

A Sanepar iniciou em 2002 o uso agrícola do lodo de esgoto. Em 2016, o Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), principal autoridade na definição da agenda ambiental mundial, divulgou a experiência de uso agrícola do lodo da Sanepar como um bom exemplo na conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Agricultores interessados em participar do programa podem enviar e-mail para: [email protected]