Correio dos Campos

Crea-PR retoma fiscalizações presenciais nos Campos Gerais

Conselho elabora um mapa para a tomada de decisões; fiscais percorrem municípios com índices de evolução da Covid-19 abaixo da média estadual
17 de julho de 2020 às 15:26
(Foto: Divulgação/CREA-PR)

COM ASSESSORIAS – Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) retomaram, na última semana, as fiscalizações presenciais em canteiros de obras, em alguns municípios dos Campos Gerais. O objetivo é verificar se a obra ou serviço conta com profissional responsável da área de Engenharia é habilitado para a função. Por se tratar de atividade que envolve e impacta interesses sociais e humanos, a exemplo da saúde e segurança das pessoas e também do meio ambiente, não pode ser realizado por pessoas leigas, ou seja, sem formação acadêmica na área.

Medidas protetivas foram adotadas para evitar o contágio dos fiscais com o novo Coronavírus e da disseminação da doença para outras pessoas, com o uso de máscaras, protetor facial, luvas, utilização de álcool em gel, além da disponibilização de produtos para a desinfecção interna e lavagem diária dos veículos utilizados pelas equipes.

As fiscalizações são provenientes de denúncias de obras com suspeita de irregularidades, que chegam ao Conselho pelo meio online ou do aplicativo (Apple: http://bit.ly/AppleCrea ou Android: http://bit.ly/AndroidCrea).

Para que as ações sejam efetivas e não ofereçam riscos de contágio aos fiscais, o Crea-PR elabora um mapa para a tomada de decisões, baseado em dados da Secretaria da Saúde do Paraná. “Com isso, é possível avaliarmos a evolução da doença em relação à semana anterior. Se determinado município estiver abaixo da média do Estado, isso nos dá margem para atuarmos com as fiscalizações neste local”, explica o gerente da regional do Crea-PR em Ponta Grossa, o Engenheiro Agrônomo, Vânder Della Coletta Moreno.

Desde a retomada das fiscalizações presenciais, fiscais do Crea-PR já percorreram cidades como Ponta Grossa, Ivaí, Ipiranga, Imbaú, Ortigueira, Palmeira, Porto Amazonas, Tibagi, Reserva, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Telêmaco Borba, Castro, Sapopema e Ventania.

A regional do Crea-PR em Ponta Grossa também está intensificando, a partir de agora, as demais ações de fiscalizações que podem ser apuradas internamente como, por exemplo, se os serviços oferecidos pelas empresas de Engenharia têm um profissional habilitado responsável.

Canais de denúncias do Crea-PR

O Crea-PR disponibiliza três canais de denúncia: online, protocolo físico (através das Inspetorias) e aplicativo (Apple: http://bit.ly/AppleCrea ou Android: http://bit.ly/AndroidCrea). Para denuncia via protocolo físico – que está suspendo temporariamente devido à pandemia da Covid-19 – é preciso acessar a área de formulário online no site, na opção “fiscalização” do menu “denúncia”.

A denúncia online pode ser feita também no site do Crea-PR. Neste caso, o denunciante tem a opção de identificar-se ou não, e da mesma forma é preciso elaborar uma narrativa dos fatos denunciados no preenchimento dos formulários. É possível anexar documentos, fotos ou quaisquer arquivos que possam auxiliar na fiscalização.

Pandemia

Desde março deste ano, com a pandemia da Covid-19, o Crea-PR deu preferência ao atendimento remoto via internet, telefone e email. No entanto, o atendimento presencial, inclusive de fiscalização, continuou a ser realizado em casos de extrema necessidade, que foram analisados individualmente.