Correio dos Campos

Cães apreendem mais drogas neste ano que a soma de 2018 e 2019

De janeiro a maio de 2020, o volume chegou a 2,577 toneladas de entorpecentes. Nos dois anos anteriores, juntos, as apreensões totalizaram 2,554 toneladas
2 de julho de 2020 às 09:16
(Foto: Divulgação/AENPR)

AEN/PR – Cães da Polícia Civil do Paraná (PCPR) auxiliaram na apreensão de 2,577 toneladas de drogas nos primeiros cinco meses de 2020, volume superior à soma das apreensões com atuação dos animais em 2018 e 2019, quando foram interceptados apenas 2,3 quilos e 2,552 toneladas, respectivamente. O total nos últimos dois anos inteiros foi de 2,554 toneladas, ou seja, 22,9 quilos menos que de janeiro a maio deste ano.

De acordo com a Polícia Civil, os resultados mais expressivos das operações com cães foram impulsionados pelo planejamento estratégico implantado pela PCPR no início de 2019. Isso levou a uma maior integração entre todas as unidades da instituição, que passaram a solicitar e a contar com o apoio dos policiais civis especializados que atuam com os cães altamente treinados.

Esse salto de efetividade, ainda segundo a Polícia Civil, trouxe uma maior visibilidade às operações com cães da PCPR, que passaram a ser muito mais acionados para prestar apoio a outras forças de segurança, entre federais, estaduais e municipais.

EFICIÊNCIA – Os cães da PCPR são treinados para encontrar drogas e armas através do faro, além de localizar cadáveres e capturar fugitivos durante operações policiais. Os cachorros passam por treinamentos diários que ajudam no aperfeiçoamento e permitem que estejam aptos para trabalhar em ações em combate ao tráfico de drogas.

No preparo feito por policiais civis os animais são ensinados através de técnicas de adestramento a encontrar odores específicos, seja de pessoas ou substâncias ilícitas.

Durante o processo, os profissionais ensinam como o cão deve agir em uma operação – ele entende que o cheiro que deve detectar trará uma recompensa. A partir do momento em que identifica o odor, passa a fazer o movimento ensinado pelo adestrador para mostrar que há algo no local.

Os policiais civis que auxiliam nestes treinamentos também estão em processo constante de capacitação e atualização, participando de cursos e palestras com o objetivo de melhorar cada vez mais o desempenho.

INFRAESTRUTURA – Segundo a Polícia Civil, um fator relevante para aumento das apreensões de drogas durante operações com cães treinados deve-se a melhorias feitas na infraestrutura ofertada para adaptar a participação dos cachorros nos trabalhos policiais. Novas viaturas com espaço especial para transportar os animais durante as ações possibilitam que fiquem confortáveis e, consequentemente, mais tempo nas ruas.

A PCPR possui 18 cães policiais – 14 deles em atuação e quatro em treinamento. As raças variam entre pastor holandês, labrador e bloodhound. Eles são escolhidos em ninhadas geradas no local ou comprados, quando adultos, de espaços especializados.