Correio dos Campos

Cartilha orienta para compra e conservação de hortigranjeiros

A Ceasa Paraná está divulgando a publicação elaborada pela Ceagesp e Embrapa, com dicas para a pandemia, mas válidas também para períodos de normalidade
25 de junho de 2020 às 14:50
(Foto: Divulgação/AENPR)

AEN/PR – A Ceasa Paraná está divulgando uma cartilha com recomendações para compras, armazenamento e consumo de frutas e hortaliças. O trabalho foi elaborado por técnicos e pesquisadores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Instrumentação, especialmente para o enfrentamento da Covid-19, com recomendações válidas também para períodos de normalidade.

De acordo com o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz, as recomendações da publicação são muito importantes não só para este período de pandemia, mas também o dia a dia.

“As dicas e sugestões elaboradas pelos técnicos da Ceagesp e da Embrapa valorizam ainda mais o trabalho dos nossos produtores e permissionários atacadistas que atuam nas nossas Ceasas. Essa cartilha ajuda também o consumidor a adotar de forma racional as boas práticas de comercialização dos hortigranjeiros, a reduzir desperdícios, evitar perdas”, destaca Bublitz.

Frutas e verduras são itens indispensáveis na alimentação para uma boa saúde, o que ganha ainda mais importância durante a pandemia. Porém, neste período, é necessário um bom planejamento para otimizar as compras e evitar as frequentes idas a supermercado e feiras.

O objetivo da cartilha é auxiliar a população na escolha de quais as frutas e hortaliças mais adequadas para o consumo e como melhor aproveitá-las, além de ensinar a forma correta de higienizar e armazenar esses alimentos.

O editor técnico do projeto e pesquisador Marcos David Ferreira, que se dedica ao estudo de perdas e desperdícios na fase de pós-colheita há mais de 25 anos, lembra que entre as opções de compras há uma grande diversidade de frutas e hortaliças, e cada uma delas possui características distintas de produção e conservação.

“As frutas e hortaliças são produtos perecíveis e sazonais. É importante que os consumidores recebam estas informações para auxiliá-los no consumo e conservação, em especial neste momento de dificuldade de acesso ao alimento para muitos”, afirma Ferreira.

A engenheira de alimentos da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira da Ceagesp, Fabiane Mendes da Camara, editora técnica da cartilha, explica que a cartilha tem como objetivo auxiliar o consumidor, mas paralelamente fomenta todo o setor, da produção ao consumo.

Acesse a cartilha AQUI.