Correio dos Campos

230 mil paranaenses não usaram auxílio de R$ 50 do ‘Cartão Comida Boa’

Cerca de 1 milhão de pessoas têm direito ao benefício emergencial. Segunda parcela do auxílio vence no dia 14 de julho.
25 de junho de 2020 às 09:47
Cartão Comida Boa. (Foto: Gilson Abreu)

230 mil paranaenses ainda não usaram o benefício de R$ 50 do “Cartão Comida Boa”, disponível desde maio para a compra de alimentos durante o período da pandemia do novo coronavírus.

O Governo do Paraná alerta que o benefício tem prazo de validade para ser usado. O valor referente ao mês de maio expirou no dia 14 de junho, e o benefício relativo ao mês de junho tem até o dia 14 de julho para ser usado.

Mais de 1 milhão de pessoas têm direito ao auxílio no estado. São pessoas inscritas no Cadastro Único do governo federal e a microempreendedores que ficaram sem renda durante a pandemia.

Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, que o fato de cerca de 23% das pessoas não terem retirado o benefício indica fragilidade no cadastro dos beneficiários.

“Podem ser pessoas que trocaram de cidade ou qualquer coisa desse tipo. O benefício está disponível e as pessoas não apareceram”, afirmou.

O valor deve ser usado, conforme o governo estadual, apenas para a compra de alimentos da cesta básica nos estabelecimentos comerciais cadastrados.

O cidadão que quer saber se tem direito ao benefício deve digitar seu CPF no site do cartão Comida Boa.

No site, o beneficiário também pode consultar os locais e datas de retiradas do cartão em cada cidade.

A princípio, o governo informou que seriam três parcelas mensais de auxílio, mas o secretário estadual afirmou que o benefício pode ser prorrogado, dependendo da evolução da pandemia e dos seus impactos econômicos.

“Continuando a pandemia, continuando a condição de dificuldade das familias, a gente poderia eventualmente estender”, afirmou Ortigara.

Fonte: G1