Correio dos Campos

Correios começam a cadastrar auxílio-emergencial nesta 3ª-feira; ministro Onyx lamenta fraude de servidores

Ministro da Cidadania concedeu entrevista à Banda B, na manhã desta segunda-feira (8)
8 de junho de 2020 às 15:03
Ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni concedeu entrevista à Banda B, na manhã desta segunda-feira (8). (Foto: Banda B)

BANDA B – As agências dos Correios de todo o país começam, nesta terça-feira (9), a realizar o cadastramento de pessoas que necessitam do recebimento do auxílio emergencial de R$ 600. O ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni concedeu entrevista à Banda B, na manhã desta segunda-feira (8), durante o Jornal da Banda B 1ª Edição, e confirmou o contrato firmado com a empresa de envio e entrega de correspondências no Brasil. “Assinamos um contrato na última sexta-feira e, partir de amanhã, toda e qualquer pessoa que tenha dificuldade pode ir até as agência do Correio para fazer o cadastramento, o recadastro, para alterar o cadastro. Ou seja, principalmente, aqueles que são mais vulneráveis, que têm mais dificuldade com o computador, celular, poderão fazer esse serviço de maneira gratuita”, disse ele, em entrevista.

Os horários de atendimento para o auxílio emergencial serão os já feitos pelas agências – das 8h às 16h. Os servidores dos Correios também poderão fazer consulta sobre a análise pendente dos cadastros já realizados.

De acordo com Lorenzoni, todas as pessoas que têm direito ao auxílio receberão o valor do Governo Federal. “Vamos encontrar todas as pessoas que têm direito e elas receberão as três parcelas. Se pagaremos as três juntas ou não, ainda não está definido”, completou.

Sem auxílio

O ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni lamentou que há pessoas ainda não contempladas pelo valor e disse que, a partir de agora, o perfil de pessoas será melhor analisado. “O grande problema é que o volume de CPF que analisamos foi de 118 milhões. Encontramos 33 milhões que não tinham direito, tirando esses que já receberam, temos um volume de dados que são mais completos, agora. Tem que analisar se a composição familiar tem algum problema, ou os dados não batem, ou estado com auxílio desemprego em abril, maio, isso dificulta a análise”,

Para a Banda B, Onyx disse que servidores farão análises detalhadas em situações não aprovadas. “Nós estamos criando uma esteira de contestação, que vamos anunciar ainda nessa semana. As pessoas poderão, por meio do site do Ministério da Cidadania, seus documentos, argumentos para que uma análise mais apurada aconteça. No aplicativo da Caixa há seis importantes itens que dizem quando a pessoa não tem direito, as pessoas podem fazer as contestações lá. Mesmo assim, estamos criando nosso sistema onde pessoas, servidores treinados, farão análises. Até agora, estamos fazendo com sistemas. Muitas vezes, essas desconformidades precisam de uma análise mais apurada e, sem dúvida, de um dedo humano”, descreveu.

Irregularidades

Apenas no estado do Paraná, dez mil servidores – estaduais e municipais – receberam indevidamente os valores do auxílio emergencial. Segundo o ministro, não há cruzamento total de dados entre os servidores e isso prejudicou a avaliação de liberação. “Eles cometeram um crime porque quando vai para o aplicativo para se cadastrar tem a opção para relatar se a pessoa é ou não servidora pública. Então, se ele mentiu ou omitiu, cometeu um crime. Nós não temos no Brasil um cadastramento completo dos servidores municipais, esse é o grande problema. Claro que temos um cadastro no Dataprev para conferir, mas não temos uma base de 100%. Agora, é o fim do mundo um servidor público sabendo que esse auxílio é para quem mais precisa, com seu salário garantido, vai tentar pegar um dinheiro que não é o dele” criticou.

Servidores que adquiriram o valor de maneira indevida terão de devolver o dinheiro para não sofrer sanções. “Ele será processado, sim. Poderá perder o cargo, inclusive. O Ministério Público fará sua parte. O que ele pode fazer para que isso não ocorra é devolver esse dinheiro, afinal, desde maio temos no portal um sistema que leva à devolução dos valores”, finalizou o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni.

De acordo com a plataforma oficial do Governo Federal, cidadãos que já recebem outro benefício, como auxílio doença, aposentadoria, seguro-desemprego, com exceção do Bolsa Família, não pode ser contemplados com este pagamento.