Correio dos Campos

CIMSAMU coloca serviço de urgência em 11 municípios

13 de maio de 2020 às 09:08

COM ASSESSORIAS – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já é realidade em diversos municípios da região. Por meio do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais, 11 municípios que abrangem a 3ª, 4º  e 21ª  Regionais de Saúde dos Campos Gerais podem contar com os serviços do 192. A informação foi repassada nesta terça-feira para gestores da região durante videoconferência realizada pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais, CIMSAMU e Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais.

Conforme o diretor executivo do CIMSAMU, Jaime Menegoto, hoje seis municípios contam com ambulâncias em funcionamento e outros cinco podem contar com veículos de municípios próximos e contar com o serviço de urgência e emergência. “Todos estes que estão em funcionamento contam com Contrato de Programa com o CIMSAMU”, explica o diretor, destacando a importância do serviço, principalmente durante este período de pandemia.

Jaguariaíva, Ivaí, Irati, Imbaú, São João do Triunfo e Ponta Grossa são os municípios que contam com ambulâncias, sendo duas delas avançadas – com equipe completa, em Ponta Grossa e Irati. Já Carambeí, Ipiranga, Palmeira, Rebouças e Fernandes Pinheiro são aqueles que ainda não receberam ambulâncias do Ministério da Saúde, mas que podem utilizar o SAMU.

O Consórcio SAMU Campos Gerais deve contar com 26 municípios. “Estamos no aguardo de que todos realizem seus contratos. Dentro dos próximos meses contaremos com mais Telêmaco Borba e Castro, que estão finalizando os preparativos para contar com o serviço”, antecipa Menegoto.