Correio dos Campos

APP-Sindicato celebra 73 anos de luta e solidariedade

29 de abril de 2020 às 10:39
Divulgação

COM ASSESSORIAS – A Associação de Professores do Paraná (APP-Sindicato), que hoje representa mais de 120 mil professores e professoras, funcionários e funcionárias, espalhados por todo o Paraná, comemorou neste domingo, 26, o aniversário de 73 anos. Sempre atuante na defesa da educação pública de qualidade para todos e da justiça social, neste momento de pandemia da Covid-19, a APP-Sindicato é novamente forte guerreira na valorização pela vida e direitos dos trabalhadores. Assim como era no ano 1947, quando foi fundada por professores e professoras do Colégio Estadual do Paraná e do Instituto de Educação do Paraná, e o mundo vivia o momento pós II Guerra Mundial.

Toda a educação pública do Paraná está diretamente relacionada à APP-Sindicato, sua luta e suas conquistas. “Diariamente experienciamos o desafio de manter a educação pública, de qualidade, inclusiva, gratuita e reconhecida. Vivemos um momento ainda mais difícil neste 73º aniversário. O mundo passa por crises na saúde, economia e, individualmente, vivemos uma crise pessoal de dúvida sobre o amanhã. A APP sempre esteve junto com o povo trabalhador e, mais do que nunca, a luta e resistência pelos nossos direitos se mostram relevantes à sociedade paranaense”, diz o presidente do Núcleo Sindical de Ponta Grossa, Tércio Alves do Nascimento. “Somos uma grande comunidade em busca de um bem comum. Juntos nós resistimos, conquistamos, enfrentamos as adversidades. É assim que lembramos esta data agora: dando as mãos uns aos outros, buscando a garantia dos direitos de cada cidadão”, defende.

“Nesta semana relembramos também o massacre de 29 de abril de 2015, quando fomos violentamente atacados pelo então governador Beto Richa. Sofremos feridas no corpo que já cicatrizaram, mas a lembrança do ataque àqueles que acreditam e lutam pela Educação Paranaense nós nunca esqueceremos, é uma ferida que não vai fechar”, lembra professor Tércio. “Estes episódios e percalços nos trouxeram até aqui com mais força e plena consciência do que defendemos. Nós jamais esqueceremos. E, ainda, continuaremos lutando por cada um destes 120 mil professores, professoras, funcionários, funcionárias e toda a comunidade escolar”, finaliza.

O Núcleo Sindical de Ponta Grossa inclui também os municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Imbaú, Ipiranga, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

AÇÃO SOLIDÁRIA

“É com esta motivação de luta e solidariedade nestes 73 anos que convidamos a todos e todas a participar da nossa Ação Solidária. Durante esta semana estamos arrecadando doações para a população carente e vulnerável ao novo coronavírus”, diz professor Tércio. “Professores, funcionários e toda a comunidade de nossa região podem colaborar levando alimentos, produtos de limpeza e roupas à nossa sede. Não é necessário nem descer do carro e será de ajuda imensa à nossa população”, garante. “A APP-SIndicato também está doando 35 mil máscaras, além de cestas adquiridas por cada Núcleo Sindical”, conta.

A sede do Núcleo Sindical APP-Sindicato de Ponta Grossa está na Rua Campos Vergueiro, 47, no bairro Uvaranas, e recolhe doações das 14h às 17h.