Correio dos Campos

Coronavírus: Precisa pagar contas? Por telefone e pela internet é possível quitar débitos sem ir à agência

6 de abril de 2020 às 15:09
Contas podem ser pagas até pelo telfone Foto: Editoria de Arte

O GLOBO – Em tempos de isolamento social, por causa da pandemia de coronavírus, o pagamento das contas neste início de mês pode ser um grande desafio para quem está acostumado a fazer tudo na agência bancária. Prova disso, são as filas que se formaram em alguns bancos na Região Metropolitana no Rio aumentando o risco de contágio.

Mas não é necessário sair de casa para quitar as contas, há meios simples, mesmo para quem não está acostumado a fazer pagamentos remotos, diz a economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Confira as alternativas

Por telefone:

O pagamento de contas pode ser feito por telefone, no chamado “canal de relacionamento” do banco. Para tanto disque no número no verso do cartão do banco e preste as informações que serão solicitadas pelo atendente.

Pelo telefone também é possível também fazer transferências, consultar saldos e extratos, agendare pagamentos títulos, aplicações e resgates e contratação de crédito.

Qualquer dúvida ligue para o SAC ou Ouvidoria do banco e peça esclarecimento.

Veja o contato telefônico dos principais bancos:

Banco do Brasil
Canal de relacionamento – 4004 0001
SAC 0800 729 0722

Bradesco
Canal de relacionamento – 3003 0237
SAC – 0800 704 8383

Caixa
Canal de relacionamento – 3004 1105
SAC – 0800 726 0101

Itaú
Canal de relacionamento – 4004 4828
SAC – 0800 728 0728

Santander
Canal de relacionamento – 4004 3535
SAC – 0800 762 7777

No site do banco:

Pelo computador é possível acessar a sua conta, o chamado internet banking, e fazer o pagamento das faturas a vencer, assim como toda a movimentação de conta corrente e das aplicações. Alguns bancos também estão dispondo de canais pelo WhatsApp,

Aplicativo:

Os aplicativos dos bancos, usados diretamente no celular, permitem a leitura do código de barras, podendo ser feito o pagamento imediato ou programado para a data de vencimento.

Atenção:

Cuidado com golpes. Não forneça seus dados por telefone, caso receba uma ligação de pessoa que se identifique como sendo do banco onde mantém a sua conta corrente. Se precisar dos serviços, você é quem deve fazer a ligação para o número que consta no seu cartão.

E-mails e SMS:

Também não forneça informações por e-mail ou SMS. Os bancos não têm a prática de pedir informações dessa forma. Nem clique em links enviados por e-mail. Quando precisar fazer qualquer transação bancária pela internet digite você mesmo o endereço do banco.

Não consegui pagar:

Se tiver dificuldade em pagar alguma de suas contas, procure a empresa e peça uma opção para quitar o débito.