Correio dos Campos

Família encontra onça-parda dentro de chácara em Paulínia (SP)

Felino estava no alto de uma árvore; captura pôde ser acompanhada de perto pelos irmãos José Fernando e Maria Eduarda, de 11 e 6 anos.
1 de abril de 2020 às 08:35
O animal é um macho, jovem, com aproximadamente 35 quilos — Foto: Divulgação/Projeto Corredor das Onças

“Eu fiquei surpreso e assustado ao mesmo tempo. Nós esperamos o resgate chegar e depois pudemos acompanhar tudo de perto. Foi muito especial”.

Essa foi a emoção vivida pelo José Fernando Mattoso, de 11 anos, na última segunda-feira, ao encontrar uma onça-parda (Puma concolor) no pé de castanheira-do-maranhão, árvore plantada na chácara da família, em Paulínia (SP), próxima ao mini-pantanal, no bairro Parque da Represa.

José colaborou não só com o resgate seguro do felino, como também pôde admirá-lo de perto e acompanhar a soltura do animal.

A mãe, Maria Lúcia, conta os detalhes do dia que vai ficar para a história. “Ele viu os cachorros olhando para o alto da árvore e foi checar se era algum dos nossos gatos. Foi quando viu a onça e avisou o meu marido. Ao comprovar que era mesmo um felino, ligamos para a Guarda Municipal de Paulínia e eles acionaram o bombeiro e o ICMBio”, diz.