Correio dos Campos

Supermercados não correm o risco de desabastecimento no Paraná, diz presidente da Apras

Procura acima do normal por alimentos pode atrasar a reposição dos estoques e isso pode causar a impressão de desabastecimento, segundo o presidente da Apras
18 de março de 2020 às 15:22
(Divulgação)

G1 – Depois do anúncio de casos de coronavírus no Paraná, a cena nos supermercados tem sido recorrente. Pessoas comprando alimentos em maior quantidade do que a normal para estocar em casa.

Segundo o presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Joanir Zonta, não há motivo para preocupação nesse momento porque os supermercados não estão desabastecidos.

Zonta disse ainda que a procura acima do normal pode atrasar a reposição dos estoques e isso pode causar a impressão de desabastecimento.

“A loja trabalha com o dinheiro normal. Quando aumenta a venda, automaticamente a venda foca sem. Aí, as lojas que dependem de uma distância para ser abastecida, essas tem maior dificuldade. As que tem um depósito central próximo, se abastecem no mesmo dia e não há ruptura”, explicou.

Em nota, a Apras disse que entre os produtos mais procurados nesta última semana estão os itens de limpeza e higiene pessoal, como álcool gel e papel higiênico.

“A maior preocupação do setor no momento é com a saúde da população e a contenção do vírus, por isso, a Apras pede para que as pessoas não entrem em pânico e que evitem estocar alimentos”, diz trecho da nota.

A nota diz ainda que os associados foram orientados para que disponibilizem em suas lojas sabonete antibacteriano nos banheiros, álcool gel em pontos estratégicos e que mantenham seus carrinhos de compras e corrimões sempre higienizados. “Também orientamos que os supermercados que possuam ar condicionado mantenham os componentes do sistema limpos de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos”.

Coronavírus no Paraná

Os casos confirmados do novo coronavírus subiram de seis para 12 no Paraná, conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado no início da noite desta terça-feira (17).

O número de suspeitas do novo coronavírus no estado quase triplicou entre a segunda (16) e esta terça-feira (17), saindo de 85 para 240 casos, de acordo com o Ministério da Saúde.