Correio dos Campos

Menos de 3% dos contribuintes fazem doações com o Imposto Solidário

Site ensina passo a passo de como realizar a sua doação. Até dia 30 de abril, é possível destinar parte do imposto para instituições sociais
12 de março de 2020 às 12:46
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – Entregar a Declaração do Imposto de Renda (IR) é sinônimo de burocracia para muitos brasileiros. No entanto, o período de entrega que, em 2020, acontece de 2 de março a 30 de abril, é também uma oportunidade de praticar solidariedade sem gastar um centavo a mais por isso. Os contribuintes que optarem em declarar pelo modo completo (opção feita durante o preenchimento) podem destinar até 3% do Imposto de Renda para instituições e projetos de alto impacto social.

Neste ano, buscando ampliar o número de doações via imposto de renda, o Governo Federal lançou a campanha Destinação, que explica de maneira descomplicada como fazer o redirecionamento. Segundo dados da Receita Federal, em 2019 foram recebidas mais de 30 milhões de declarações, sendo que as doações foram apenas 73.987, o que representa apenas 2,4% do potencial de contribuições.

Como o valor que pode ser destinado para projetos sociais diz respeito a um montante que deve ser pago de qualquer maneira ao Governo Federal, a doação é uma oportunidade de fazer o bem. “Isso garante que o contribuinte indique para onde o seu dinheiro vai, que ele possa escolher um projeto que conhece e ainda acompanhar como o valor é aplicado. O mais interessante é que o valor retorna para a pessoa ainda em 2020”, explica Rodolfo Schneider, gerente de Captação de Recursos e Marketing do Marista Escolas Sociais.

Segundo o especialista, se a pessoa tiver imposto a restituir, o valor doado é acrescentado ao montante (calculado já no sistema da Receita) e ele recebe o valor no período de restituição. Se o contribuinte tiver imposto a pagar, o valor doado é descontado do débito.

Site ensina passo a passo de como doar

Com a intenção de explicar o passo a passo para efetuar uma doação via imposto de renda, o Marista Escolas Sociais, que atende mais de 7.700 crianças, adolescentes e jovens em 20 Escolas e Unidades Sociais, preparou um site detalhando todas as etapas. Ao acessar impostosolidario.org.br, o contribuinte pode entender todos os processos e conhecer instituições que poderão ser beneficiadas.

Educação é uma das áreas impactadas

Um dos projetos disponíveis para receber os recursos via Imposto de Renda é o “Educação – O futuro é para todos”, que beneficia mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens (de 0 a 17 anos) que recebem educação gratuita em três escolas sociais localizadas em áreas de vulnerabilidade social na Zona Leste de São Paulo, Santos e Ribeirão Preto.

As doações podem promover a expansão de laboratórios, projetos de educomunicação, capacitação de educadores, revitalização de espaços e melhorias no acervo das bibliotecas. Mais de 40% das famílias atendidas nos locais estão abaixo da linha da pobreza e 26% dos pais dos alunos não possuem o Ensino Médio completo.