Correio dos Campos

Parque Histórico lança exposição virtual sobre alimentação

A mostra retrata em fotografias a produção, distribuição, preparo e consumo dos alimentos pelos imigrantes holandeses e seus descendentes na colônia Carambeí entre os anos de 1911 e 1960
9 de março de 2020 às 17:40
(Divulgação/Parque Histórico de Carambeí)

COM ASSESSORIAS – O Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí lança exposição virtual que por meio de registros fotográficos retrata os hábitos alimentares na colônia de Carambeí. A mostra digital Prato Cheio: a alimentação na colônia holandesa de Carambeí em fotos (1911-1960) está disponível no site www.aphc.com.br/pratocheio e pode ser acessada de qualquer lugar, por meio computadores ou celulares.

A equipe usou da fotografia, que é considerado um importante documento para pesquisa e estudos históricos, a partir desse material resgatou a tradição alimentar dos imigrantes e seus descendentes na colônia de Carambeí como relata o coordenador cultural e historiador do Parque Histórico Felipe Pedroso, curador da exposição. “A exposição nasceu da ideia de divulgar o acervo fotográfico da instituição que hoje conta com mais de dez mil itens digitalizados. A temática da alimentação e fotografias foi algo que chamou muito atenção, é incrível perceber a dinâmica da vida social, cultural e econômica da antiga colônia por meio de imagens cristalizadas. As fotografias nos proporcionam uma leitura diferente do passado, pois evidenciam uma ótica ilustrada”.

A exposição retrata o que os holandeses comiam quando chegaram ao Brasil, o motivo das escolhas alimentares, a combinação de tradicionais receitas holandesas com produtos locais, a produção láctea e agricultura, como conta o historiador: “A mostra é dividida em quatro aspectos das práticas alimentares – a produção, distribuição, preparo e consumo. Nestes aspectos podemos perceber como se dava a produção agroalimentar dos imigrantes e a sua alimentação de origem, adaptações em terras brasileiras como o consumo da churrascada, como elemento de pertencimento brasileiro”.

Um documentário com relato do curador da exposição, do presidente do Parque Histórico de Carambeí Dick Carlos de Geus e da imigrante Douwtje de Geus sobre a alimentação na comunidade holandesa está disponível no site da exposição.