Correio dos Campos

Pesca está liberada no Paraná após alteração em período da piracema

Resolução publicada nesta quinta-feira (20) definiu o defeso dos peixes nativos entre 1º de outubro e 1º de fevereiro; antes a proibição ia até o fim de fevereiro.
21 de fevereiro de 2020 às 07:37
Foto: arquivo

A pesca de espécies nativas no Paraná foi liberada nesta quinta-feira (20) com a publicação de uma resolução que altera o período da piracema. O documento é assinado pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes.

Antes dessa alteração, o período de proibição ia do começo de novembro ao fim de fevereiro. Pela nova resolução, a piracema passa a ser entre 1º de outubro e 1º de fevereiro.

A secretaria informou que a alteração ocorreu depois de um estudo feito por técnicos que apontou que esse é o melhor período para a proteção dos peixes nativos.

Entre as espécies nativas protegidas estão bagre, dourado, jaú, pintado, mandi, curimba, piapara, traíra e lambari.

Não entram na restrição as espécies consideradas exóticas, que foram introduzidas no meio ambiente pelo homem, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo – além de híbridos.

Fonte: G1