Correio dos Campos

Exposição de arte é destaque no Parque Histórico

Exposição de arte é destaque no Parque Histórico A mostra conta com peças utilizadas na decoração no interior das residências no período da colônia Carambeí
20 de fevereiro de 2020 às 17:56
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Núcleo de Histórica e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí lança exposição Arte Decorativa: a apreciação do belo na antiga colônia Carambeí. A mostra está exposta em uma das edificações do Parque das Águas e abre ao público de terça a domingo, das 11h às 18h. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 42 98433-4639.

Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico de Carambeí, relata que as artes sempre foram muito apreciadas pelos imigrantes holandeses que se estabeleceram em Carambeí. “A cultura do povo holandês é caracterizada pelo apreço as artes, esse aspecto vem principalmente do século XVII na Holanda Renascentista. Foram os holandeses e pintores como Rembrandt e Vermeer que mudaram a percepção da arte e tornaram ela mais democrática e acessível ao pintarem pessoas comuns e cenas cotidianas”.

A exposição conta com pinturas, ilustrações, fotografias e bordados, peças que foram doadas pela comunidade local e integram o acervo que não fica exposto permanentemente pelo museu. A exposição conta com 16 quadros e busca mostrar aos visitantes os gêneros de arte utilizados na decoração no interior das residências no período da colônia Carambeí.
O historiador conta que as peças que contemplam a mostra foram significativas para a comunidade. “A exposição mostra objetos de arte e decoração que foram utilizados na colônia no decorrer do tempo, dentre eles: quadros de paisagens como motivos holandeses, símbolos da cultura holandesa (tulipa, tamanco e moinho) e o destaque para as artes manuais como o bordado, que sempre foi muito valorizado por essa cultura”.