Correio dos Campos

Dermatologista ensina como cuidar da pele no verão e evitar manchas e aborrecimentos

6 de janeiro de 2020 às 14:17
(Reprodução/Internet)

COM ASSESSORIAS – Férias combina com calor, praia, piscina e descanso, mas esta combinação pede cuidados básicos com a pele. O primeiro passo para curtir este período e não se preocupar depois com as indesejáveis manchas é usar o filtro solar, além é claro de manter-se hidratado, tomando bastante líquido e usando cremes hidratantes.

Dermatologista no Super Dr. Centro de Saúde Integrada, em Ponta Grossa (PR), Rodrigo de Oliveira Ramos explica que o cuidado com a pele deve ocorrer o ano todo e não somente neste período, quando a exposição aos raios solares é mais intensa.

O especialista explica que após a aplicação do filtro solar a reaplicação deve ocorrer, pelo menos, duas vezes ao dia, inclusive em peles negras e o ideal é que o fator de proteção seja, no mínimo, 30. Ele lembra que os filtros com cor não interferem na eficácia protetora e que peles com manchas e sardas precisam de atenção especial, com uso de fator acima de 30.

Outra dica é que mesmo nos dias nublados ou chuvosos o uso do filtro não seja interrompido. “A radiação solar atravessa a nuvem e o vidro”, alerta o médico ao reforçar que a luz branca também causa danos à pele, por isso a necessidade do uso várias vezes ao dia.

O que usar primeiro

No caso das mulheres que utilizam cremes hidrantes e antirrugas no rosto, o especialista explica que o filtro solar deve ser o último a ser aplicado o que manterá a sua eficácia.

Já nos bebês o uso do protetor pode começar aos seis meses de vida e a exposição ao sol, em todas as idades, deve ocorrer antes das 10 horas e após as 16 horas.

E por fim ele afirma que este é o período de evitar as manchas na pele, porém quem já as tem deve procurar um consultório médico para o tratamento, porém os processos de clareamento devem ser feitos principalmente no inverno.