Correio dos Campos

ONG Prematuridade.com quer ampliar rede de voluntários no Brasil

2 de dezembro de 2019 às 14:15
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com quer ampliar a rede de voluntários de Norte a Sul do Brasil. A ONG que está completando cinco anos de existência e conta com 3 mil famílias cadastradas e mais de 40 voluntários em 18 Estados brasileiros. O número é pequeno diante de o Brasil registrar 340 mil bebês prematuros todos os anos o que representa 11,5% do total de nascimentos. O percentual é maior que a média mundial de 10%, segundo Pesquisa Nascer no Brasil – Fiocruz 2016.

Para a fundadora e diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani, a disseminação da informação sobre as causas e os riscos da prematuridade é fundamental para contribuir na redução do número de partos de prematuros.

Ela explica que qualquer pessoa pode ser voluntária da ONG, hoje formada por profissionais de saúde, mães, pais e avós de prematuros, artesãos e simpatizantes da causa. O processo de adesão é simples, bastando entrar em contato pelo e-mail [email protected].

As iniciativas dos voluntários compreendem desde entender a realidade da sua região para identificar os desafios e propor soluções, até contactar UTIs neonatais e maternidades; participar de grupos de gestantes para levar informações acerca do tema; conversar com pais e familiares de prematuros; colaborar com a implementação do Método Canguru nas suas localidades; além de apoio na divulgação das ações voltadas à prematuridade.

Denise reforça que o voluntário contará com o apoio total da ONG no sentido de orientação das suas atividades, dentro do tempo que ele tiver disponível. “Nossa missão é diminuir as taxas de prematuridade no Brasil, e para garantir o mais adequado e mais humano atendimento aos bebês e suas famílias, e o voluntario é protagonista nesse processo, nos trazendo a realidade de cada região e suas demandas”, diz.

Para saber mais sobre as ações da ONG é possível visitar à página na internet www. prematuridade.com. Dia 17 de novembro foi comemorado o Dia Mundial da Prematuridade.