Correio dos Campos

Polícia Militar lança aplicativo para atender ocorrências

25 de novembro de 2019 às 11:59
Aplicativo foi lançado nessa segunda-feira (foto: PM/Divulgação)

Das Assessorias – As cidades de abrangência do 1º Batalhão de Polícia Militar (Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Arapoti e Sengés) passam, a partir de hoje (25), a ter um novo canal de acionamento da Polícia Militar para os casos de emergência, em complemento ao telefone gratuito 190: trata-se do aplicativo APP 190 PR.

Para a utilização da nova plataforma será necessário baixar o aplicativo gratuitamente no aparelho celular, desde que tenha o sistema operacional Android ou iOS. Após baixar o aplicativo, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, com informações pessoais (nome completo, RG, CPF, e-mail) e a partir daí será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.

Com o aplicativo instalado, o usuário poderá solicitar atendimento para quaisquer tipos de ocorrência. Na tela de abertura está disponível ícones para solicitações rápidas para situações de violência doméstica, perturbação do sossego e trânsito. Para os demais crimes o usuário acessará o ícone “outros”, também disponível na mesma tela.

O usuário pode ainda inserir no chamado duas fotos e um vídeo sobre o fato solicitado, bem como acompanhar o andamento do atendimento pela tela “minhas ocorrências – andamento”, consultando as providências tomadas até a finalização. Caso haja necessidade, o operador policial militar poderá entrar em contato com o cidadão via chat para obter mais informações.

A ferramenta possibilita que pessoas com deficiência auditiva também solicitem atendimento de emergência pelo aplicativo.