Correio dos Campos

Mercado e tendência do segmento florestal são tratados em evento em Carambeí

Encontro Agro Florestal reuniu especialistas na área de madeira e resina para esclarecer cenário aos produtores e orientá-los sobre a importância de um planejamento
12 de novembro de 2019 às 13:38
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Como está o mercado florestal atualmente? Quais as perspectivas? Como realizar um planejamento estratégico? Essas são algumas das perguntas tratadas no Encontro Agro Florestal, evento com a realização das cooperativas Frísia e Castrolanda. As apresentações foram na última sexta-feira (08/11) no Auditório Leendert de Geus, na sede da Frísia, em Carambeí (PR).

Esse é o quinto encontro florestal que a cooperativa realiza. Atualmente, são 60 cooperados da Frísia que atuam no segmento, produzindo em mais de três mil hectares no Paraná.

De acordo com o coordenador Ambiental e Florestal da cooperativa, Francis Bavoso, o intuito foi levar informações aos cooperados sobre essas áreas reflorestadas para que possam contribuir para o planejamento estratégico. “Ele corta ou não? Para quem não tem floresta é atrativo investir no segmento? Se sim, ele deve escolher o mercado, o nicho que irá produzir”, destaca Bavoso.

O evento teve a palestra “Como agregar valor em sua floresta”, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Floresta, José Mauro Moreira. Ele tratou sobre o mercado da madeira. Já “Resinagem de Pinus, uma nova alternativa de renda” foi apresentada por um representante da Resinas Brasil, empresa especializada na extração do produto e que explicou sobre preços, manejo, entre outros pontos. E por último, foi apresentada a palestra “Você está preparado para o agro de amanhã?”, com o analista da empresa INTL FC Stone, Matheus Sleiman da Costa, que discutiu sobre as tendências do mercado agrícola e florestal, anseios do consumidor final e o que é produzido.