Correio dos Campos

AMCG participa de Governo 5.0

31 de outubro de 2019 às 15:17
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Prefeitos, secretários e vereadores da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participam em Foz do Iguaçu do evento Governo 5.0 promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Na pauta, como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a vida das pessoas. O governador do Estado Carlos Massa Ratinho Júnior realizou a abertura do evento, que segue até esta sexta com palestras de diversos secretários, e outros nomes, como o economista, Paulo Rabello e o historiador Leandro Karnal. “Para nosso estado crescer é necessário planejamento. E este pode ser feito a diversas mãos”, disse.

Além de solicitar apoio de prefeitos, secretários e vereadores para o planejamento estratégico do Paraná, o governador anunciou um pacote de investimentos para os municípios, no valor de R$ 351 milhões, proveniente do programa Paraná Mais Cidades.

Para o vice-presidente da AMCG, prefeito de Castro, Moacyr Fadel a aproximação do Governo do Estado com os municípios é de suma importância para o planejamento do Estado como um todo. “As pessoas moram nas cidades, os gestores municipais sabem quais as demandas de sua população”, avalia.

Além do governador, secretários do Estado falaram ações realizadas e futuras do Governo 5.0. Da infraestrutura e logística, o secretário Sandro Alex destacou ações como o programa Voe Paraná, o Banco de Projetos, além da questão das rodovias, como os pedágios, a ampliação das rodovias federais e os investimentos para a recuperação das estradas estaduais, na ordem de R$ 1,5 bilhão. “Estamos ainda fazendo a nova ferroeste para ligar todos os pontos do Estado”, destaca, lembrando que todos esses pontos devem facilitar a chegada ao Porto de Paranaguá, “o mais eficiente do país”. Antes de finalizar sua explanação, Sandro Alex adiantou que a ampliação do aeroporto de Foz do Iguaçu, que passará a receber vôos internacionais.

Participam do evento em Foz os prefeitos de Carambeí Osmar Blum, Castro Moacyr Fadel, Jaguariaíva Juca Sloboda, Piraí do Sul José Sandrini, de Ponta Grossa Marcelo Rangel e de Tibagi Rildo Leonardi.

Carambeí integrará Consórcio da Educação

O município de Carambeí foi um dos primeiros a assinar protocolo de intenção para participar do novo Consórcio Público Intermunicipal. O prefeito Osmar Blum garantiu participação durante o Governo 5.0 em Foz do Iguaçu. O Ciedepar tratará assuntos da educação e ensino do Paraná. “A princípio, em 2021, atenderemos apenas 35 municípios”, conta o assessor da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) – entidade proponente do consórcio, Jacir Machado.

Este número será aumentado gradativamente, assim que o Consórcio vá se estruturando. “A intenção é atender todos no apoio à gestão de Educação”, antecipa Machado, destacando que nesse primeiro momento os municípios pequenos serão atendidos.

Questões como FNDE, Plano de Ações Articulados, Fundeb, Conselhos Municipais devem ser geridas pelos técnicos do novo Consórcio. “Além do Consórcio pensar junto dos municípios a questão da gestão, o apoio para prestação de contas é essencial”, explica Osmar Blum. A economia quanto às compras conjuntas de materiais escolares, por exemplo pesou na decisão da Prefeitura. “Isso vai gerar economia aos cofres públicos”, destaca.