Correio dos Campos

Sucesso no Enem: confira dicas do colégio que é primeiro lugar por nove anos consecutivos

19 de setembro de 2019 às 12:32
(Divulgação/Sepam)

COM ASSESSORIAS – Entre os dias 3 e 10 de novembro acontecerá mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sepam, colégio que pelo nono ano é primeiro lugar no Enem em Ponta Grossa, está preparando os seus alunos. Além do conteúdo, os estudantes recebem dicas que vão ajudar a conquistar boas notas no exame.

A prova é composta por 180 questões objetivas de múltipla escolha, divididas entre quatro áreas do conhecimento, e a redação. No primeiro dia de provas, os estudantes encontrarão questões de Ciências Humanas, Linguagem e Códigos. O professor de Gramática do Sepam Vestibulares, Luís Borba, chama a atenção para as Funções da Linguagem. “É um assunto que cai bastante, mas é muito fácil. Nos anos anteriores a prova trouxe muitos textos do modernismo da primeira fase; eu acredito que agora será explorado cem anos antes, com textos da primeira fase do romantismo, período mais nacionalista”, avalia Borba.

Ainda no primeiro dia, os estudantes precisam encarar uma redação de no máximo trinta linhas. O tema, em geral, costuma abordar alguma questão social brasileira. “Estabeleça causas dessa questão e apresente soluções para ela, nada mais que isso. Porém, existe um segredinho que todo estudante precisa saber: das cinco competências que os avaliadores das redações usam para dar a nota, a quinta costuma ter a nota mais baixa, que é justamente a competência que cobra a solução (ou soluções). Por isso, capriche”, alerta Borba.

O professor ainda orienta que os estudantes acessem o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e conheçam as redações nota 1000 do Enem de 2018. “Leiam, releiam e tresleiam as redações. Observem como os estudantes que obtiveram nota máxima escreveram a solução e imite-os”, completa.

No segundo dia, as questões são sobre Ciência da Natureza e Matemática. De acordo com o professor de Física, Marco Aurélio Makoski, a prova é muito variada em conteúdos, mas principalmente com questões de eletricidade, mecânica e ondas. “Estes assuntos são cobrados por meio de exemplos do cotidiano. A prova deve ser respondida com muita atenção, pois os gráficos e as tabelas são pura interpretação e, às vezes, nem é preciso conteúdos teóricos específicos para responder”, explica.

Já na disciplina de Biologia, os estudantes devem se preparar para as perguntas acerca da Ecologia. “Como o Brasil está enfrentando uma turbulência quanto às questões ambientais, a ecologia é um assunto em potencial para ser cobrado”, alerta o professor Luiz Frederico Petla.

No ranking feito pela Folha de São Paulo, o Colégio Sepam é hoje o 10º colocado geral (provas objetivas) no Paraná no Enem e o 1º em Ponta Grossa.