Correio dos Campos

Início do Programa de Compliance é mais um compromisso da CAPAL com a transparência

Cooperativa é a primeira agroindustrial a participar da iniciativa idealizada pelo Sescoop (PR) junto com a PUCPR
4 de setembro de 2019 às 12:27
Integrantes da CAPAL participaram da segunda das oito etapas do programa. (Comunicação CAPAL)

COM ASSESSORIAS – A CAPAL é a primeira cooperativa agroindustrial a dar início no Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense. A iniciativa visa consolidar o modelo de gestão das cooperativas do Paraná como instituições ainda mais comprometidas com transparência, valores, desenvolvimento social e econômico. Compliance quer dizer conformidade às leis e ordens, com a melhora de processos das organizações.

O programa foi desenvolvido de forma conjunta pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR), o Sistema Ocepar e a Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Membros do Conselho de Administração, da diretoria executiva, da gerência e funcionários da CAPAL participaram da segunda de oito etapas do programa, que focou no nivelamento dos conhecimentos em compliance, curso dividido em dois módulos. O programa foi lançado em abril deste ano na sede da Ocepar, em Curitiba.

“A Lei Anticorrupção abordou um novo cenário nas organizações brasileiras, um cenário que dá importância à transparência, à ética, à conduta. Esse assunto traz em sua pauta, além da governança, questões relacionadas a compliance, à integridade. O Sescoop, preocupado com as cooperativas do Paraná, trouxe o desafio de disseminar a cultura da compliance, da integridade, da conformidade do sistema cooperativista do Paraná”, afirma o superintendente do Sescoop (PR), Leonardo Boesche.

Um dos diferenciais do programa é a oferta de soluções customizadas, segundo a realidade de cada cooperativa.