Correio dos Campos

Parque Histórico receberá Cinema Itinerante de Canudos

26 de agosto de 2019 às 18:50
(Divulgação/Parque Histórico de Carambeí)

COM ASSESSORIAS – O Parque Histórico de Carambeí, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, proporcionará aos moradores de Carambeí e região uma noite no sertão, com a exibição do Cinema Itinerante de Canudos. No dia 30 agosto, às 18h30, no Koffiehuis Confeitaria e Restaurante do Parque Histórico será exibido o filme O Mar de Antônio Peregrino que mostrará ao público a história e a cultura de Canudos, na Bahia, e busca compartilhar a riqueza, a força e a beleza do sertão de Antônio Conselheiro.

O documentário do cineasta Mendel Hardeman e Suzanne Dick, foi gravado em Canudos entre os anos de 2007 e 2014, teve mais de 200 exibições em cinco países da Europa. “Desde que ouvi a história de Canudos, ainda na escola, fiquei fascinado. Passei a sonhar em fazer algo relacionado com essa história, mas não sabia o que, até que em 2007 visitei Canudos com minha esposa e nos sentimos tão acolhidos que resolvemos fazer o filme”, Mendel fala de sua motivação para gravar o documentário.

Em 2018, após viajar com o filme O Mar de Antônio Peregrino pela Europa Mendel voltou a Canudos para exibir o documentário e encontrou muitos jovens que conheceu pequenos, que falavam do desejo de ir embora em busca de um futuro melhor.

“Foi assim que me senti motivado em utilizar da história e da cultura de Canudos para gerar renda aos jovens e as comunidades locais, para que não seja necessário quem mora na caatinga sair em busca de uma perspectiva de vida melhor”, conta o cineasta.

Mendel reuniu os jovens, em diversas comunidades, conheceu os talentos locais, juntos formataram o projeto que busca proporcionar ao público uma imersão na história e cultura de Canudos. Desde então o cineasta, com um grupo de 6 pessoas, está viajando o país com o filme O Mar de Antônio Peregrino e com a proposta de proporcionar ao público uma imersão no sertão, com: teatro, cordel, música, história e gastronomia típica da caatinga.

Carambeí é a quinta cidade pela qual a turnê está passado, inicialmente Mendel está levando seu projeto para cidades onde tem conhecidos e diz o que é necessário para receber uma noite no sertão em sua cidade. “O cinema itinerante vai onde é convidado. Só é necessário três coisas: uma boa dose de entusiasmo, um grupo de pessoas interessadas e uma parede branca”.

Serviço:

O ingresso para passar uma noite no sertão, fazer uma imersão na história e cultura de Canudos, assistir ao filme O Mar de Antônio Peregrino só é pago na saída e de acordo com a satisfação de cada pessoa da plateia. Para mais informações e para levar o Cinema Itinerante de Canudos para sua cidade entre em contato pelo whatsapp 71 99240-7792.